A literatura da Amazônia está prestes a ganhar os holofotes nacionais. No dia 15 de junho de 2025, a Bienal do Rio de Janeiro será palco do lançamento de uma antologia inédita que reúne autores indígenas da região com escritores do Brasil, Europa e Angola. A iniciativa, organizada por Bruno Black e pela editora Conejo, promete ser um marco na promoção da cultura e da literatura amazônica.
Sob o título “Se tens um dom, seja!”, a antologia é resultado de um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2018 e já lançou oito volumes, sempre com o objetivo de dar voz aos autores indígenas e promover a diversidade cultural. Nesta nova edição, além de apresentarem seus trabalhos solo, os escritores indígenas farão duetos literários com Bruno Black e ainda concorrerão a um livro solo para dar continuidade à sua produção.

Entre os autores indígenas que participarão do lançamento estão Silva Grijó, Prof. Nogueira, Pétira Santos e Géssica Ronise. A presença desses nomes de destaque na literatura indígena demonstra a força e a vitalidade da produção literária da região.
A antologia “Se tens um dom, seja!” é muito mais do que uma simples coletânea de textos. É um manifesto em defesa da cultura indígena, um convite à reflexão sobre a importância da diversidade cultural e um chamado para que a literatura amazonense seja reconhecida e valorizada em todo o país.
Com o lançamento de mais cinco novos volumes previstos para 2025, o projeto promete continuar crescendo e fortalecendo a cena literária indígena. A expectativa é que a antologia alcance um público cada vez mais amplo e contribua para a descolonização dos saberes e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Bruno Black
Bruno é poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos programas “Xexelento da Peri” e “Tô Com Bruno Black”, ele se destaca como um dos artistas mais produtivos dos últimos dez anos.
Residente da Comunidade do Fumacê, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Bruno vive de seus livros e de sua arte, acumulando quase 6 mil textos escritos.
Sua atuação inclui frequentes visitas a escolas e participação em projetos culturais como o Ponto de Cultura, idealizado por Claudia Luna em Paquetá, onde conduz oficinas literárias com crianças através do projeto Domdomdom, que abrange sarau, música, poesia, teatro e outras atividades criativas.
Desde 2015, Bruno Black tem realizado turnês por várias cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal. Até o momento, lançou quase 19 obras literárias em importantes bienais literárias e feiras nacionais e internacionais.
Seu lema, “Se tens um dom, seja!”, reflete seu compromisso com a valorização dos talentos pessoais. Entre suas obras, destaca-se “#Tarja Preta”, que aborda a saúde mental e se tornou um best-seller, e um livro infantil dedicado a seu cachorro Euclides, que também é um sucesso de vendas.


