TCE

Em forma de serviços nas áreas de saúde, beleza e doações, o Instituto Nobre Assistência Social (INAS), fundado há dois anos, tem o compromisso de levar ajuda humanitária e milhares de cidadãos residentes nos ‘beiradões’ dessa imensa floresta que é a Amazônia.
Para o agricultor Lucivaldo Barbosa, 53, as ações sociais promovidas pelo INAS são mais que uma ajuda. É amor e respeito pelo povo do interior que precisa de atenção, amor e carinho.

“Quando essa turma chega na comunidade, sabemos que trazem médicos que tanto precisamos e também barbeiros, manicure, cabeleireiros, massagistas e maquiadores para embelezar nossa gente”, afirma Lucivaldo, na sua avaliação.
Ele e o filho Lucas, 7 anos, tiveram um belo domingo junto aos voluntários do instituto, onde foram atendidos por médicos e cortaram os cabelos.

Enedina Azevedo, 76, moradora da comunidade Agrícola Amazonino Mendes, onde a ação do último final de semana foi realizada pelo INAS, na região ribeirinha do Tarumã, merendeira aposentada pelo estado, também estava feliz. Ela foi atendida por um médico. Vem sofrendo com caimbras e saiu de lá satisfeita.

“Esses médicos são muito bom e estou aqui para ser atendida e resolver esse problema que me dá todos os dias. Tenho câimbras e dor nas mãos. Mora eu e meu velho (marido) e temos muita necessidade desse apoio aqui”, revela, agradecida pelo atendimento.
Jaiane, outra moradora, também foi atendida por médicos voluntários do INAS e saiu satisfeita. Assim como ela, Inácio Castro, 55, Danete Souza, 21, que fez uma limpeza nos dentes, aproveitou para fazer as sobrancelhas. “Tudo de bom”, resumiu.

SEM FINS LUCRATIVOS
Sob um tempo nebuloso, chuva e fortes ventos o grupo de profissionais, todos voluntários, sem ganhar um centavo, partiu de Manaus, para sua missão no final da tarde de sábado, dia 6, numa lancha. Nas bagagens: amor, solidariedade, carinho e serviços aos moradores de uma pequena comunidade na área ribeirinha a pouco mais de 40 minutos de lancha de Manaus.

Os voluntários, entre os quais, médicos, enfermeiros, cabeleireiros, esteticistas, massoterapeutas, oftalmologista, odontólogos, bombeiro militar e o pessoal de apoio, entre eles, a equipe de reportagem do portal, doou esperança, atenção, amor e conhecimento para ajudar famílias que realmente necessitam de cuidados médicos a essas pessoas quase “invisíveis” ao poder público.

Rita Nobre, diretora presidente do INAS, comanda a equipe de 16 profissionais que foram nessa última ação, afirma ter prazer no que faz. “Eu também tenho minhas necessidades, mas jamais deixaria de fazer o que amo fazer, que é ajudar as pessoas carentes e necessitadas. Me sinto muito feliz no que faço e acredito que todos aqui que se doam, também se sentem bem em participar dessas ações. Durmo tranquila sabendo que a pessoa que ajudei também está melhor e feliz. Sou grata a Deus pela ajuda que recebemos para realizar essa missão”, revela.

PROXIMA AÇÃO É EM ITACOATIARA

O INAS precisa de ajuda, de apoio, voluntários e recursos para continuar levando serviços aos que precisam no interior do Amazonas. A próxima ação do instituto será no município de Itacoatiara, distante 280 quilômetros de Manaus.

Rita Nobre diz que geralmente precisa de remédios básicos, roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos, combustível, água e ajuda de custo para pagar combustível e aluguel de condução para chegas nas comunidade distantes.

“Nosso instituto é novo na questão de regularização de CNPJ, mas realizamos essas ações há vinte e três anos. Gostaria de chamar a atenção da iniciativa privada e do poder público para nos ajudar nessa missão”, apela.