Redução é referente ao período entre os meses de agosto de 2021 e janeiro de 2022

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou uma redução de 24% em crimes de homicídio, entre os meses de agosto de 2021 e janeiro deste ano, em todo o estado. O resultado é reflexo da implantação do programa Amazonas Mais Seguro, lançado em julho de 2021, pelo governador Wilson Lima, em combate à criminalidade. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp).

O secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, explicou que o programa Amazonas Mais Seguro está inserido no Plano Estadual de Segurança Pública, alinhado com o Plano Nacional de Segurança Pública. Além disso, o general enfatizou o êxito das ações realizadas de maneira integrada entre os órgãos que compõem o sistema.

“Isso mostra o trabalho integrado que a Secretaria de Segurança Pública vem realizando no combate à criminalidade e, em consequência, na redução dos índices de homicídios”, disse o general.

O programa Amazonas Mais Seguro elencou seis eixos prioritários no combate à criminalidade, sendo eles: operações, inteligência da Segurança Pública, capacitações, aquisições, infraestrutura e programas sociais. O conjunto de ações está sendo trabalhado de forma integrada para redução dos índices de crimes no Amazonas.

Dados – De acordo com os dados do Ciesp, em agosto de 2021, o Amazonas registrou 133 homicídios. Em janeiro, o número diminuiu para 103, representando uma queda de 24% no número de crimes desta natureza.

Além disso, entre os dias 1° e 15 de janeiro de 2022, o Amazonas registrou 60 homicídios. Nesse mesmo período, no mês de fevereiro também deste ano, foram registrados 45 homicídios. O resultado mostra uma redução de 25% no estado, analisando o período de 15 dias dos dois primeiros meses, segundo os dados do Ciesp.

 

Fonte: SECOM

Foto: Divulgação