A Em Movimento Eventos realiza no dia 12 de junho o Panavueiro 2022, no Parque Rio Negro – Orla do São Raimundo, com início as 16h horas. Um grande arraial está sendo preparado para o público manauara, entre as atrações:  a Ciranda Guerreiros Mura de Manacapuru.

Um dos destaques do Panavueiro 2022, é a homenagem de vários grupos ao festival Marquesiano, que completa 50 anos. O show tem a direção do produtor cultural Waldir Júnior do Instituto Manaós. “Reunimos alguns grupos que tradicionalmente, participam da Festival Marqeusiano para trazer uma memória de suas apresentações no palco do Panavueiro, é uma oportunidade para aliviar a saudade das grandes disputas patrocinadas por grupos tradicionais da dança internacional do nosso Estado” . afirmou Waldir Júnior.

Uma decoração especial está sendo preparada para a área do pergolato (área central do parque) uma fogueira cênica está sendo preparada para homenagear o Santo casamenteiro, e é claro não pode faltar os cordões de bandeiras multicoloridas.  Na praça de alimentação comida da época e o tão solicitado “prato sortido”, bingos e outros sorteios movimento o arraial no Panavueiro 2022.

Uma das atrações mais esperadas e a Ciranda Guerreiros Mura de Manacapuru. “Estamos levando para o Panavueiro 2022, uma apresentação única e será um grande espetáculo. É a oportunidade de apresentarmos ao público de Manaus a cultura das cirandas de Manacapuru”. Declara confiante Leilane Barros, diretora de eventos da ciranda Guerreiros Mura.

A toada de Boi Bumbá fica por conta de Marcelo Dourado e Banda que tem uma trajetória de sucessos no Boi- Bumbá Garantido, em seu repertorio, cantará as toadas dos boi de Parintins, homenageando as duas nações de torcedores.

Para Franciney Aleixo, um dos produtores do evento, “fazer um arraial na Orla do São Raimundo é recontar muitas histórias e patrocinar muitos encontros simbólicos da cultura do nosso Estado, estou feliz em participar de um evento tão significativo”.

 

O arraial

O PANAVUEIRO 2022 é arraial de exaltação a cultura do Estado Amazonas, e traz em sua organização a multiplicidade das cores do nosso folclore. O evento acontecerá no Parque Negro — Orla do São Raimundo, dia 12 de junho de 2022, com início às 16h, entrada franca.

 

O que é Panavueiro?

Panavueiro entre seus significados: é grande facão, usado no corte da cana-de-açúcar; aglomeração de pessoas; “festa”. Para simbolizar nosso evento escolhemos as definições, CORTE E FESTA.  Literalmente, CORTE na raiz das diferenças e FESTA na celebração da diversidade cultural do Amazonas.

O evento

um grande mosaico do folclore do Norte, teremos Boi-Bumbá, Ciranda, Quadrilha, Danças internacionais, Danças Folclóricas, comidas típicas do mês de junho. Ambientação alusiva a época junina.

Nosso Objetivo

Agradecer aos resistentes, trabalhadores culturais que circulam nos grandes festivais de nossa cidade, levando a alegria para as comunidades e viver, mais uma vez a magia do mês das fogueiras.

Agenda:

Evento: Panavueiro 2022

Data: 12/06/2022

Local: Parque Rio Negro- Orla do São Raimundo

Hora: 16h

Informações: (92) 9.9183-9139