TCE
Estamos percebendo algumas novas palavras ou termos inseridas no nosso vocabulário. Alguns mais complexos outros nem tanto. Muitos desses termos são colocados em no mais alto e reluzente dos pedestais tornando estes termos invariavelmente em verdadeiras manias, buzzwords que, quando analisadas com cuidado, têm muito a dizer sobre a própria sociedade que as cultua.
Um termo que ganha bastante notoriedade difundido principalmente no marketing digital e que configura na “crista do modismo instalado” é o storytelling que é sem sombra de dúvida, uma das mais cobiçadas vedetes dos tempos atuais, nas mais distintas áreas do conhecimento.
Conceito de Storyteling.
É uma palavra da língua inglesa atinente a uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês a expressão “tell a story” significa “contar uma história” e storyteller é um contador de histórias.
Na verdade, mais do que uma palavra é um método que se utiliza de palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história, porém, não mais de improviso e sim polida e trabalhada. Essa metodologia se preocupa também em focar o tema central da história de forma objetiva e clara, sem rodeios, buscando sobre tudo um bom nível de entendimento por parte do seu público alvo.
O storytelling está na embalagem de produtos alimentícios, na apresentação periódica dos resultados da empresa, no cardápio do restaurante, na sala de aula e até mesmo na homilia do padre na missa.
 cardápio do restaurante, na sala de aula e até mesmo na homilia do padre na missa.
 Créditos:http://iicbg.org/our-storytelling-cultural-sharing-is- —
Vivemos em uma era de excesso de informação, as pessoas são constantemente bombardeadas por propagandas e muitas empresas lutam pela atenção de um potencial consumidor/cliente. As pessoas criaram uma defesa, uma imunidade a muitas abordagens tradicionais.
O mesmo acontece nas salas de aula. Para prender a atenção dos seus alunos, o professor precisa criar algo que prenda a atenção, que não torne o aprendizado algo meramente enfadonho trazendo o desinteresse pelo assunto, disciplina ou até mesmo levando o aluno ao abandono escolar.
É neste contexto que o storytelling ganha uma importância vital. Isto porque contar uma história interessante é uma das maneiras mais eficazes de obter a atenção de alguém.
Para encerramos este artigo vamos enfatizar que:
1 – O  storytelling consiste na partilha de uma história única e real de uma empresa ou de um produto, criando uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Uma boa história revela a grande vantagem que a empresa em questão trouxe para a vida do consumidor.
2- O transmídia storytelling é um conceito que revela a transmissão de uma história em diferentes tipos de mídias, sabendo que as histórias têm que ser adequadas e contadas de formas diferentes dependendo dos diferentes tipos de mídia em questão.
Até o próximo artigo.