Amazonas – 110 atletas de Rio Preto da Eva estão em São Sebastião do Uatumã desde o último sábado (18) para participarem do 43• Jogos Escolares do Amazonas – Polo 2. Comandados pelo Professor Moisés de Souza, os adolescentes e jovens vão competir nas modalidades futsal masculino, handebol masculino, vôlei feminino, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez e atletismo.

“Nós gostaríamos de trazer muito mais atletas para a competição, mas devido à distância até São Sebastião, a logística, a rodovia AM-010 não está tão boa, é preciso pegar barco para chegar ao município, não pudemos trazer todo mundo. Mas a gente acredita que os atletas que vieram vão representar muito bem o nosso município”, disse o Professor Moisés.

 

Os jogos escolares do Amazonas não aconteciam há 2 anos por causa da pandemia da Covid-19. A Prefeitura de Rio Preto da Eva por meio da Secretaria Municipal de Educação deram apoio aos atletas.

Cerimônia de Abertura

A abertura do 43• Jogos Escolares do Amazonas – Polo 2, aconteceu na noite de domingo (19) no Centro de Eventos de São Sebastião do Uatumã. Com o espaço lotado, a organização dos jogos não decepcionou.

A abertura começou com um casal de atletas segurando uma faixa de boas vindas as delegações dos demais municípios. Em seguida duas alunas levaram o estandarte da fanfarra Professor Erasmo Braga, seguida por outras três alunas levando as bandeiras do Brasil, do Amazonas e do município sede. A apresentação seguiu com a fanfarra vinda diretamente de Santana, distrito de São Sebastião do Uatumã.

Ainda passaram pela cerimônia, crianças e adolescentes de um projeto social de artes marciais, atletas veteranos campeões em outras edições dos jogos, um grupo da APAE, representando a inclusão social no esporte, e pessoas representando a cultura de São Sebastião, como a pesca do tucunaré, por exemplo.

Em seguida as delegações foram entrando uma a uma. Primeiro, os atletas de Itacoatiara. Depois foi a vez de Itapiranga. Em terceiro, entraram os atletas de Urucará, seguidos dos atletas de Urucurituba. A quinta delegação a entrar foi a de Silves e logo em seguida foi a vez dos representantes de Rio Preto da Eva, que entraram ao som da música Conquistando o Impossível. Por último os atletas da casa entraram e levantaram a torcida uatumaense.

Para finalizar a cerimônia uma atleta de São Sebastião acendeu a pira olímpica do JEAS, dando início aos jogos escolares.