Imunização simbólica aconteceu no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza e contou com a presença do governador Wilson Lima

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou um ato simbólico para reforçar a importância da campanha Amazonas Sem Febre Aftosa, na sexta-feira (25/03), no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O evento teve a presença do governador, Wilson Lima, e a participação de mais de 60 produtores rurais locais. A primeira etapa de imunização iniciou no último dia 15 de março e segue até 30 de abril.

Organizada pelo Sistema Sepror – integrado pela Adaf, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) –, a imunização simbólica teve o apoio da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), Unidade Local do Idam, Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf, e Associação dos Pecuaristas de Parintins.

Durante a atividade, cerca de 10 animais estiveram no Parque de Exposições para a realização de uma ação simbólica de vacinação contra a febre aftosa, com atuação dos servidores da autarquia.

Educação sanitária – A programação contemplou também a realização de duas palestras de Educação Sanitária. A primeira, com o tema febre aftosa, ministrada pela médica veterinária da Adaf, Cláudia Ramos. O público-alvo foram os produtores rurais locais.

A segunda palestra, proferida pela engenheira agrônoma da Adaf, Valéria Ferreira, abordou temas como documentação obrigatória para o trânsito de agrotóxicos e orientações para prevenção da entrada da mosca-da-carambola no estado. Voltada a produtores locais e estudantes, a atividade teve dois estandes montados no Parque de Exposições, e foi prestigiada por cerca de 40 alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), do Campus Parintins.

Os produtores presentes no evento tiveram a oportunidade ainda de participar do sorteio de pistolas de vacinação, doses de vacinas, terçados e botas sete léguas, doados por produtores locais.

Renovação – Duas casas de revenda agropecuárias existentes no município de Parintins e que renovaram seus registros junto à Adaf também receberam os certificados durante o evento na sexta-feira.

Sob os números de registro 1303403-002 e 1303403-001, as empresas Agro Boi e Amazonas Agro, respectivamente, foram fiscalizadas pela Adaf e, por atenderem todos os pré-requisitos exigidos pela legislação, obtiveram a renovação do registro para atuarem como casa agropecuária.

 

Fonte: Sepror

Foto: Emerson Martins