TCE

Uma aeronave C-99 da FAB (Força Aérea Brasileira) realizou o transporte de 12 pacientes graves por Covid-19, acompanhados de profissionais de saúde, pousou em Natal (RN) às 2h50 (horário de Brasília), nesta segunda-feira (18). O avião havia saído de Manaus (AM) às 21h17 no domingo.

Nos últimos dias, a FAB intensificou sua atuação com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. Na sexta-feira (15), cerca de 70 pacientes já foram transportados para outros estados do País.

Na sexta (15), uma aeronave C-99 decolou transportando para Teresina nove pacientes e seis profissionais de saúde. No mesmo dia, outra aeronave decolou parra São Luís (MA), com mais 12 pacientes.

Já no sábado (16) mais uma aeronave C-99 decolou de Manaus para São Luís (MA) com 11 pacientes, acompanhados de seis profissionais de saúde. Também neste dia, outros 15 pacientes foram transferidos do Amazonas para Brasília (DF).

A FAB atua também no transporte de oxigênio e de toneladas de insumos em meio ao colapso provocado pelo covid- 19 em Manaus. Aeronaves C-130 Hércules pousaram na base aérea da capital do Amazonas, no sábado, transportando tanques de oxigênio líquido na ponte aérea estabelecida a partir de São Paulo.

Também foram transportadas duas usinas geradoras de oxigênio, equipamentos movidos a energia elétrica que processam o ar atmosférico e liberam oxigênio para uso medicinal.

Foto: Divulgação