Fábrica do BMW Group em Manaus adota uso de óculos de Realidade Aumentada (RA) para treinamento e apoio remoto

 

São Paulo, 11 de julho de 2022 – Única fábrica fora da Alemanha dedicada, exclusivamente, à produção de motos BMW Motorrad, a unidade do BMW Group em Manaus adotou o uso de óculos de Realidade Aumentada (RA) para otimização de treinamentos e apoio remoto. Com essa tecnologia, cujo projeto ainda está em fase de implantação, o BMW Group espera antecipar demandas e seguir com os planos globais de iFactory, ancorados nos pilares de digitalização, meio ambiente e efetividade.

 

O treinamento para produção de novos modelos e processos locais por meio de Realidade Aumentada deve se integrar à programação da fábrica a partir de novembro deste ano, trazendo maior praticidade e interatividade. Os óculos permitem que elementos reais de uma motocicleta sejam sobrepostos por modelos 3D holográficos em escala, de maneira que uma variedade de conceitos e processos de produção possam ser compartilhados e avaliados de forma mais flexível e econômica. A tecnologia permite que os treinamentos sejam feitos sem um modelo real, antecipando futuros projetos.

 

Na prática, os oito modelos de motos presentes no portfólio da Planta Manaus — BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS — e os que ainda estão por vir terão sua produção beneficiada por essa tecnologia.

 

O segundo pilar do projeto é o apoio remoto, em tempo real e mútuo na resolução de problemas e dúvidas sobre produção, diretamente com suporte do time da Alemanha, com maior facilidade, interação e diminuição do tempo de análise e contato.

 

Sem a Realidade Aumentada (RA), a resolução convencional de um problema ou dúvida exige um registro em fotografia ou vídeo, seguido do compartilhamento com os detalhes descritos. Com o uso dos óculos, no entanto, a situação muda de figura, pois o usuário do equipamento tem liberdade para apresentar a situação sob seu ponto de vista, em tempo real e com as mãos livres para descrevê-la da forma mais clara possível.

 

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil acesse: www.bmw-motorrad.com.br. 

 

Acompanhe a BMW Motorrad Brasil nas redes sociais: 

Instagram (@bmwmotorradbr) 

Facebook (@BMWMotorrad.BR) 

Youtube BMW Motorrad Brasil 

Twitter (@BMWMotorrad_BR) 

TikTok (@bmwmotorradbr) 

LinkedIn BMW Motorrad Brasil 

 

 

Fábrica de Manaus 

 

Única planta completamente focada na produção de motocicletas fora da Alemanha, a fábrica do BMW Group em Manaus (AM) completou cinco anos em 2021 e é responsável pela produção de 99% do portfólio de motos da marca BMW Motorrad no Brasil. Com área aproximada de 10 mil metros quadrados e capacidade de produzir até 15 mil motocicletas por ano, a planta possui ações voltadas para sustentabilidade e meio ambiente, como o uso de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo redução na emissão de CO2, e tem certificação I-REC (International REC Standard), sistema global que possibilita a empresas garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis e limpas. Desde 2019, a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração no Completo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

 

Atualmente, a fábrica de Manaus produz os modelos BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS.

 

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse: www.bmw-motorrad.com.br .

 

 

Sobre o BMW Group 

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2021 foi de 16,1 bilhões de euros em receitas no valor de 111,2 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.