Brasil – O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (3) que o governo federal lançará um programa nacional para estimular a produção brasileira de fertilizantes.

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, o país pode ter a produção de alimentos prejudicada devido a dependência do fornecimento da Rússia do material à agricultura nacional. O presidente fez a declaração durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Segundo Tereza Cristina, o programa vem sendo estudado desde dezembro de 2019 e conta com a participação de ao menos nove ministérios do governo, como os de Minas e Energia, Economia e Agricultura.

”Vendo essa nossa dependência [da Rússia] e com o agronegócio brasileiro cada vez maior e mais forte, é inadmissível a gente não ter um programa nacional para estimular a produção própria de fertilizantes ou parte dessa produção”, afirmou a ministra.

Fertilizantes químicos são usados pelos agricultores para aumentar a produtividade do solo. O receio da escassez é motivado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que restringiu os fluxos comerciais dos dois países. A Rússia fornece 23% dos fertilizantes importados pelo Brasil.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil é o quarto consumidor mundial de fertilizantes e importa cerca de 80% do volume utilizado na produção agrícola. Entre 2020 e 2021, a importação brasileira de fertilizantes da Rússia cresceu 22%.

 

 

Fonte: Agência Brasil