TCE
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em carta enviada ao mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu acabar com o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. Foi a primeira vez que Bolsonaro fez um aceno à agenda ambiental do líder norte-americano. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O documento, de sete páginas, foi enviado na quarta-feira (14/4), dias antes de o presidente dos EUA realizar a Cúpula do Clima, que contará com a presença de dezenas de chefes de Estado, inclusive Bolsonaro. Organizado por Washington, o encontro ocorrerá em 22 de abril.

“Queremos reafirmar, neste ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso de eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030”, escreveu o titular do Palácio do Planalto.

Segundo o jornal, o teor da carta foi discutido nos últimos dias entre Bolsonaro e os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura).

A promessa sobre o desmatamento ilegal não constava em outras metas assumidas pelo país na área ambiental.

“Reitero o compromisso do Brasil e do meu governo com os esforços internacionais de proteção do meio ambiente, combate à mudança do clima e promoção do desenvolvimento sustentável. Teremos enorme satisfação em trabalhar com V. Excelência em todos esses objetivos comuns”, afirmou o chefe do Executivo federal no documento.

Confira matéria completa no Metropoles.com