TCE


A aeronave modelo Embraer 190 decola nesta quinta (12/10) rumo a Roma, Itália, onde aguardará a janela de oportunidade para buscar, no Egito, os 28 brasileiros que estão em Gaza

 

O governo brasileiro envia nesta quinta-feira (12/10) uma das aeronaves da Presidência da República para resgatar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, bombardeada por Israel. O avião foi acionado em caráter de urgência, e decolará da Base Aérea de Brasília ainda na tarde de hoje.

É a sexta aeronave enviada ao Oriente Médio para atuar na repatriação de brasileiros. As outras, porém, foram destinadas a resgatar pessoas de Israel. A VC-2, modelo Embraer 190, tem capacidade para 40 passageiros. Aguardam resgate em Gaza 28 brasileiros.

A aeronave decolará para Roma, Itália, onde vai aguardar a janela de oportunidade para buscar o grupo de brasileiros no Egito. A operação de resgate prevê o transporte dos nacionais, de ônibus, para a cidade de Rafah. O governo egípcio, porém, ainda não autorizou a entrada do grupo pela fronteira, que também está fechada por conta dos bombardeios de Israel.

Operação delicada

O resgate depende das negociações para abertura de corredores humanitários na região, que será tema de reunião emergencial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) amanhã (13). A expectativa é que a operação só ocorra após o encontro.

A embaixada do Brasil na Palestina já organizou o transporte dos brasileiros em ônibus até a fronteira. Um grupo de 13 pessoas aguarda em uma igreja na Faixa de Gaza, e o governo brasileiro pediu a Israel que não bombardeie o local.

 

Fonte: Correio Braziliense

Foto: Divulgação