Durante sessão plenária desta segunda-feira(02), a vereadora Brena Dianná (UB) apresentou uma indicação para que a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) providencie melhorias nas vias públicas. A parlamentar solicitou reparos nas ruas Macurany, Padre Lupino e Dr. Romoaldo Corrêa, que dão acesso ao Itaúna II, bairro prejudicado pelas fortes chuvas e enchente que atinge a ilha Tupinambarana.

Segundo Brena, os moradores relataram que, além das chuvas e da cheia, outro fator está causando transtorno a quem reside na região. “É o escoamento de um córrego que vem de uma lagoa nas proximidades do Campo dos Cabos e Soldados. O córrego está desaguando na Lagoa Azul. Por isso, pedimos que sejam providenciadas melhorias urgentes nas ruas de acesso e nesse córrego para poder melhorar a vida dos moradores”, disse.

No bairro Itaúna II, a obra de drenagem tem acarretado sérios problemas para moradores e transeuntes. “A água também é proveniente de obras que foram feitas em bairros nas proximidades e que agora também está desaguando na lagoa azul. Não obstante, bem próximo do bairro também existe uma lagoa de onde também está vindo a água que primeiro empossa a estrada do Macurany e depois escoa para a lagoa azul, e que vem dificultando não só a vida dos moradores, mas também das demais pessoas que passam pelo local, como os acadêmicos da Ufam (Universidade Federal do Amazonas). Segundo os acadêmicos, à noite, a situação fica pior porque além da via alagada, não tem iluminação. Se os veículos já passam com dificuldades, imaginem os pedestres?”, questionou a vereadora.

Em busca de uma solução, a vereadora apresentou uma solicitação para que a Prefeitura de Parintins tome as devidas providências em caráter de urgência para minimizar essa problemática e ao mesmo tempo crie um plano emergencial de saneamento básico e de mobilidade pública eficiente para solucionar de uma vez por todas essa problemática que vem se arrastando ao logo dos anos. “Pedimos à administração pública, que providencie obras de melhorias para minimizar esses impactos por hora e, depois, uma solução definitiva para esse problema”, finalizou Brena.

Pontes

Durante o fim de semana, a vereadora Brena Dianná (UB) vistoriou as pontes de acesso que estão sendo construídas pela Prefeitura de Parintins para dar mobilidade às pessoas que moram nas áreas atingidas pela subida dos rios, em decorrência da forte cheia que atinge o município. Preocupada, Brena disse que constatou a falta de segurança dessas estruturas e pediu à Prefeitura de Parintins. “Queremos alertar a Semosp para que continue executando esse serviço, mas que se atente a segurança das pessoas. As pontes são muito finas e estreitas, curtas e não garantem a segurança de ninguém. Elas não têm estabilidade. A altura delas não é adequada porque daqui a pouco aumenta o nível das águas e vão ter que subir mais as pontes”, lembrou. Brena alertou ainda que muitas comunidades estão precisando desse serviço devido a subida das águas, mas de forma adequada e segura.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vereadora Brenna Diannah

Foto: João Viana