InícioVARIEDADESCâmaras frigoríficas são instaladas em hospitais de Manaus para receber mortos por...

Câmaras frigoríficas são instaladas em hospitais de Manaus para receber mortos por Covid

Devido ao aumento no número de casos e óbitos por covid-19, câmaras frigoríficas voltaram a ser instaladas nos prontos-socorros da capital. Enquanto as estruturas, que serão permanentes, estão sendo instaladas, o Governo do Amazonas vai colocar, preventivamente, estruturas temporárias para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de corpos de pacientes que falecerem vítimas da covid-19. Na manhã desta quinta-feira (31), a primeira câmara fria foi instalada no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, a segunda, no Hospital João Lúcio.

Também está prevista, para os próximos dias, a instalação das câmaras frias no Platão Araújo.

A instalação da câmara fria, assim como a implantação de câmaras mortuárias permanentes, faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo implementadas pelo Estado para melhorar o atendimento no pós-óbito nos hospitais, incluindo acolhimento e orientação às famílias de forma digna e humanizada.

Estrutura permanente

No HPS 28 de Agosto, onde o necrotério já possui câmara mortuária, serão instaladas prateleiras para aumentar a capacidade do morgue. Nos outros dois HPSs, que não possuem câmara, a equipe de engenharia estuda a melhor forma para a implantação da estrutura permanente, seguindo o padrão definido na programação arquitetônica de unidades funcionais de saúde, do Ministério da Saúde/Anvisa (SomaSUS), a fim de proporcionar condições de guarda, conservação, velório e retirada de corpos.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS