O caminhão-pipa da Prefeitura de Manaus, utilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no programa de arborização Manaus Verde, precisou ser acionado, na tarde desta terça-feira, 5/10, para apagar o incêndio em um trecho do parque linear do Igarapé do Mindu, no bairro Novo Aleixo, zona Leste de Manaus.

O local, por determinação do prefeito David Almeida, vem sendo alvo das ações de arborização da prefeitura desde o início do ano, como resposta às constantes tentativas de degradação ambiental da área por meio de construções irregulares.

O secretário da Semmas, Antônio Stroski, lamentou o ocorrido e pediu o apoio à população para combater esse tipo de vandalismo.

“Lamentamos porque a Semmas tem trabalhado muito para arborizar a cidade e conta com a população para que esse tipo de ato não ocorra. Esse local já foi bastante agredido ambientalmente, por isso, estamos dando atenção especial e acreditamos que esse espaço arborizado vai contribuir e muito para, principalmente, amenizar o calor nesta região da cidade”, completou Stroski.

Até o momento não foram identificados os autores do incêndio, que foi controlado pelos operadores do caminhão-pipa, após usarem em torno de 15 mil litros de água.

“O fogo estava alto. O nosso pessoal teve muita dificuldade para apagar, mas conseguiu. Nesta quarta-feira vamos fazer novamente o rescaldo do local atingido pelas chamas. Acredito que tentaram tocar fogo no lixo e acabou resultando nesse incêndio”, disse o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga.

Denúncias

O secretário da Semmas reforçou o número para a população denunciar esse tipo de prática, que, neste período de calor na região, infelizmente, aumenta.

“Claro que o primeiro número é o do Corpo de Bombeiros, o 193, e depois pode nos acionar, via WhatsApp, pelo 98842-2161, para que possamos identificar os autores e aplicar as sanções previstas”, informou.