TCE

Campanha ‘Amazonas pelo Rio Grande do Sul’, do Governo do Estado, já arrecadou mais de 18 toneladas de ajuda humanitária*

Desde o início no último sábado (11/05), a campanha ‘Amazonas pelo Rio Grande do Sul’, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente (Sema), já arrecadou, até o momento, 14.886 litros de água, 3,11 toneladas de alimentos e 1 tonelada de ração, totalizando mais de 18 toneladas de ajuda humanitária distribuídas nos pontos de doação.

 

O objetivo é alcançar a marca de 100 toneladas de insumos, visando assistir à população afetada pelo desastre ocorrido no Rio Grande do Sul. Até esta segunda-feira, foram contabilizados 100 pedidos de realocação por parte dos amazonenses, que vivem no estado afetado pelas chuvas. Esses pedidos serão analisados, levando em consideração critérios de prioridade, como questões de saúde, enfermidades e idade.

 

O ponto de maior captação de doações foi a sede da Defesa Civil do Amazonas, localizada na Avenida Urucará, na Cachoeirinha, onde foram recebidos 8.024 litros de água e aproximadamente 2 toneladas de alimento. O item mais arrecadado foi água potável, seguido de arroz e açúcar.

 

Para o secretário da Defesa Civil do Amazonas, Cel. BM Francisco Máximo, toda doação é importante, mas é preciso se atentar à lista disponibilizada pelo Estado dos alimentos que podem ser doados.

 

“É de extrema importância que a população amazonense se solidarize e contribua com essa causa tão nobre. Estamos em 15 postos prontos para receber essa arrecadação e assistir nossos irmãos gaúchos. A lista de postos e os itens solicitados pelo Governo do Rio Grande do Sul estão disponíveis no Painel do Clima”, disse o secretário de Defesa Civil, coronel Máximo.

 

O secretário da Sema, Eduardo Taveira, destacou o trabalho do Estado para garantir assistência aos animais, que também foram afetados com as chuvas.

 

“Muita gente não sai das suas casas alagadas por causa dos animais e muitos também foram deixados para trás às pressas, além dos animais de rua. Essa é uma maneira que a gente tem de contribuir de uma forma mais integral na assistência a esses impactos dessa cheia recorde que acontece agora no Rio Grande do Sul”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

 

*Nova remessa enviada*

 

Na tarde desta segunda-feira (13/05), mais 5 toneladas de água foram enviadas, por intermédio do Exército Brasileiro, para o Rio Grande do Sul. A doação foi feita por um grupo de amigos amazonenses, que se mobilizaram após saberem dos pontos de coleta.

 

*Pontos de doação de alimentos e água*

 

– Defesa Civil Do Amazonas: Sede da Defesa Civil do Amazonas – Avenida Urucará, nº 183, no bairro Cachoeirinha;

– Corpo De Bombeiros Militar Do Amazonas: Comando Geral do CBMAM – Avenida Codajás, bairro Petrópolis;

– Batalhão de Bombeiros Especial (BBE): Avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul;

– Polícia Militar Do Amazonas: Comando-Geral da PMAM – Rua Benjamin Constant, nº 250, bairro Petrópolis;

– Comando de Policiamento Metropolitano (CPM): Rua Dr. Machado, S/Nº – bairro Praça 14;

– Comando de Policiamento Especializado (CPE): Rua Tiradentes, nº 50, bairro Dom Pedro I;

– Comando de Policiamento de Área Norte (CPA Norte): Av. Cel. Sávio Belota, nº 145 – bairro Amazonino Mendes

– Secretaria de Estado Assistência Social (Seas): Avenida Darcy Vargas, 77, Chapada

– Centros de Convivência:

– CECF Maria de Miranda: Rua Loris Cordovil, 1 – Alvorada

– CECF Teonízia Lobo: Rua da Penetração III Quadra 60 s/n Amazonino Mendes

– CECF André Araújo: Rua 5 Conj. Costa e Silva – Raiz

– CECF Padre Pedro: Rua Tupinambá, 119 – Cidade Nova

– CECF Magdalena Arce Daou: Av. Brasil, s/n – Santo Antônio

– Ceci Aparecida: Rua Wilkens de Matos, S/N – Nossa Sra. Aparecida

– CECF 31 de Março: Rua 21, 453 – Japiim

 

Ponto de doação de itens veterinários

 

– Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema): Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.280, Parque Dez.

 

*FOTOS:* Antônio Lima/Secom