TCE

Amazonas  – Em 2023, o Ministério das Comunicações (MCom) esteve presente em diversas cidades e municípios do Brasil com a Caravana Federativa, uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer a presença e a comunicação do governo por todo o País.

A participação do MCom faz parte dos esforços para incluir digitalmente as comunidades mais remotas. Pelo Brasil, uma equipe do ministério se reúne com autoridades e representantes locais para esclarecer dúvidas e promover diálogos sobre temas como radiodifusão e telecomunicações, internet 5G e demais programas da pasta. O assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério das Comunicações, Danilo Soares, explicou que, com a Caravana Federativa, é possível compreender melhor as carências das regiões na área. “Nosso papel é contribuir para levar inclusão digital a todos os municípios”, afirmou.

A primeira edição da Caravana Federativa do Governo Federal ocorreu na capital Salvador (BA), em agosto. Mais de 330 prefeitos e outras 3,3 mil pessoas participaram do evento e receberam atendimento direto, sanaram dúvidas, acessaram serviços e puderam conhecer de perto os programas e iniciativas para o estado e os municípios. “Atendemos a diversas necessidades de telecomunicações e radiodifusão de municípios e, agora, o serviço de radiodifusão e conectividade chegará a regiões anteriormente desatendidas. Isso resultará em uma maior proximidade dessas localidades com informações e opções de entretenimento, transformando seu cenário de acesso e comunicação”, comemora Danilo Soares.

Em setembro, no Rio de Janeiro, a equipe do MCom atendeu cerca de 30 prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e outros representantes de prefeituras, e prestou esclarecimentos sobre programas e temas como 5G, Wi-Fi Brasil, Digitaliza Brasil, telefonia fixa e rádios comunitárias.

Na cidade de Porto Alegre, o ministério realizou 25 atendimentos a autoridades e outros representantes de prefeituras da região no mês de outubro. Dentre os principais assuntos abordados estavam Wi-Fi Brasil, Digitaliza Brasil e 5G. Além disso, foram esclarecidas outras questões referentes às áreas de telecomunicações e radiodifusão. O MCom dividiu o estande de atendimento com a Telebras, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os Correios.

A 5ª edição da Caravana Federativa ocorreu no estado do Maranhão, em novembro. Ali, as principais demandas foram referentes ao programa Computadores para Inclusão, que apoia e viabiliza iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) e Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Outras pautas abordadas englobaram o programa Wi-Fi Brasil, sinal de telefonia, radiodifusão comunitária, distribuição de kits de TV Digital do programa Digitaliza Brasil e a implementação do 5G nos municípios.

Governo Federal e municípios

A Caravana Federativa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da Secretaria de Comunicação, visando fortalecer a comunicação entre municípios e o Governo Federal. Participam da comitiva representantes de diversos ministérios, autarquias e bancos públicos para apresentar programas sociais, oferecer assistência na elaboração de projetos e na obtenção de recursos públicos.