TCE

Você certamente já teve o celular roubado ou conhece alguém que já passou por isso. Conheça a mais nova ferramenta idealizada pelo Delegado Costa e Silva para proteger seu aparelho contra roubos, furtos, estelionatos e extravio de celulares.

O aplicativo Celular Seguro foi desenvolvido para criar um obstáculo para os criminosos nos casos de roubo, furto, estelionato de celulares. Assista o vídeo abaixo e conheça os detalhes do aplicativo.

Link para download do aplicativo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.app.gpu2561125.gpu8aa44b21f52b2f213b19835fa3c85921

Ao baixar o aplicativo você irá se cadastrar com um email e senha. Colocará seus dados, como nome completo, IMEI do celular, CPF, endereço completo, telefone principal e alternativo, e uma foto selfie do seu rosto.

Caso você seja vítima de roubo, furto, estelionato ou até mesmo perca seu telefone deverá então fazer um boletim de ocorrência na delegacia. Em seguida, basta entrar no aplicativo com login e senha cadastrada, tirar foto do boletim de ocorrência para inserir no aplicativo, preenchendo alguns dados como número do B.O, modelo do aparelho, IMEI do celular.

A partir daí, os policiais ao realizarem seus trabalhos de rotina, como operações, blitzes e demais abordagens, poderão consultar o IMEI do aparelho do suspeito. Todos aqueles usuários que tiverem baixado o aplicativo e feito o cadastro, na consulta, irá aparecer a foto de rosto cadastrada, o primeiro nome do dono do celular, o modelo e o status “sem restrição” ou algum crime caso o usuário marque essa opção.

Havendo alguma restrição no celular e divergência nas informações, o policia poderá conduzir o suspeito e o celular apreendido até à delegacia. Os delegados de polícia receberão a ocorrência e entrarão em contato com o proprietário do celular, que ao apresentar a nota receberá o celular de volta.

  • Aquele que tiver sido apresentado na delegacia poderá responder por receptação, estelionato e até mesmo roubo, caso a vitima o reconheça.
  • Em seguida, ao receber o celular de volta, deverá o usuário entrar no aplicativo com login e senha para retirar a ocorrência anterior e atualizar para “sem restrição”.

Essa ferramenta foi idealizada por um Delegado Costa e Silva, da Polícia Civil do Estado do Amazonas, após recuperar diversos celulares em sua carreira profissional.

A ideia é impedir que esses crimes aconteçam, dando celeridade na apuração através da tecnologia, e que seja combatido também o comércio ilegal de celular roubados e furtados sem nota fiscal, na medida que uma pessoa que deseja comprar um celular usado poderá saber se o celular tem restrição ou não.

Portanto, é importante que o aplicativo Celular Seguro seja conhecido pela maior quantidade de pessoas. Portanto, copie esse texto e encaminhe junto com o vídeo explicativo para seus grupos de Whatsapp da família, dos amigos e nas demais redes sociais como Instagram e Facebook.

Precisamos estar unidos e usar a tecnologia é fundamental para nos proteger contra a criminalidade.