Foto: divulgação 

O Centro de Ensino Técnico (Centec) completa, neste mês de setembro, 12 anos de avanços na educação técnica, somando 34 cursos técnicos, pós-técnicos e auxiliares nos eixos de gestão e negócio, ambiente e saúde, infraestrutura, informação e comunicação, segurança, produção industrial, controle e processos industriais.  A novidade da vez, para a comunidade estudantil, é a nova turma preparatória para o concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O certame deve oferecer mais de 2 mil vagas para os níveis médio e superior, e as matrículas do preparatório já estão abertas, com início previsto o dia 18 de setembro. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 16h.

A iniciativa mostra que, mesmo em um cenário de crise sanitária e econômica, com reflexos para todas as áreas, o Centec seguiu investindo em sua missão de bem educar. E foi fortalecendo a união entre professores, alunos e a comunidade que conseguiu garantir novos avanços.

“Mesmo na pandemia, a escola não deixou de lançar cursos em alta no mercado de trabalho, como os técnicos em farmácia, massoterapia, soldagem e novas especializações para a área de enfermagem. Além disso, também inauguramos novos laboratórios para esses cursos”, comenta Eliana Pinheiro, diretora-técnica pedagógica. Ela acrescenta que outras novidades ainda serão implementadas, sobretudo, com foco na chamada Indústria 4.0.

Ação social

Em seus 12 anos de história, o Centec sempre foi movido pelo impacto social na comunidade escolar e adjacente. Por isso, no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, serão distribuídas mudas de plantas frutíferas e ornamentais na esquina da avenida Djalma Batista com a rua Pará, no bairro Nossa Senhora das Graças.

“Esse projeto começou em 2008, quando observamos a necessidade de falar sobre o meio ambiente para os nossos alunos e a comunidade. Sabemos que esse tema precisa ser discutido sempre, pois a falta de arborização afeta diretamente as mudanças ambientais e consequentemente a todos. Ao darmos mudas de árvores, estamos conscientizando a população sobre isso tudo”, explica a professora Viviane Melo, participante do projeto.

Logo premiada

Para marcar a união entre os alunos e professores nesses 12 anos de atividades, o Centec irá realizar ainda um concurso para a escolha da logo da Feira de Tecnologia para a Indústria 4.0 (Fulltec). O ganhador levará um certificado e mais um prêmio ‘kit surpresa’.

“A ideia surgiu após conversarmos sobre como poderíamos inspirar os alunos a participar mais da feira. A partir disso, pensamos em sugerir um concurso que escolhesse a logo oficial do evento”, conta a professora Dângela Lopes, uma das idealizadoras do concurso.

O evento ocorrerá na sede da escola, nos dias 25 e 26 de novembro. As inscrições para o concurso da logo devem iniciar em breve. Para mais informações, acesse o site oficial do Centec.