InícioMANAUSChefs brasileiros renomados participam do primeiro Parintins Moquém Festival

Chefs brasileiros renomados participam do primeiro Parintins Moquém Festival

*Chefs brasileiros renomados participam do primeiro Parintins Moquém Festival*

_Quatorze experientes assadores vão estar na ilha para proporcionar ao público uma experiência gastronômica única_

 

Quatorze chefs assadores brasileiros vão participar do Parintins Moquém Festival, nos dias 28 e 29 de junho, proporcionando ao público uma verdadeira imersão na cultura e sabores da Amazônia. Inédito na ilha, o evento promovido pela Amazon Best será realizado no Terreno Planeta Boi, sempre a partir das 11h.

 

“Vai ser mágico, representativo, autêntico, ancestral. Uma explosão de sabores”, sintetiza Edivaldo Caribé, um dos chefs participantes e curador do Moquém.

 

Os chefs ficarão em 13 estações disponibilizados no espaço e que estão sendo cuidadosamente montadas pela equipe da Amazon Best. Nas estações, serão oferecidas uma variedade de carnes e peixes amazônicos que serão preparados com a técnica ancestral do “moquém” que, do tupi antigo moka’ē, significa “grelha artesanal de madeira usada para defumar carne ou peixe”.

 

Com mais um evento, a Amazon Best quer proporcionar aos clientes uma experiência única e inovadora, que se aprofunda na gastronomia e cultura da Amazônia, surpreendendo assim os paladares mais exigentes.

 

Os chefs que irão fazer parte da 1ª edição do Parintins Moquém Festival:

 

✔️ Caribé – Edvaldo Caribé Costa Filho (Belém/PA): além de assador, presente hoje nos mais importantes festivais de churrasco do país, atua como juiz de competição de american barbecue, certificado pela Associação Americana de Barbecue – KCBS. É escritor e pesquisador de cultura alimentar, apaixonado pela cozinha ancestral ameríndia e amazônica. Tem se dedicado, nos últimos anos, a fomentar o uso e resgate de técnicas ancestrais de assados e defumação, participando dos mais importantes festivais de churrasco e congressos de gastronomia pelo País.

 

✔️ Beethoven Picuí – Beethoven Araujo Dantas (Belo Horizonte/MG): é um renomado mestre churrasqueiro e cozinheiro. Nascido em Picuí, município do interior da Paraíba, Beethoven traz consigo o amor pela culinária e um profundo respeito pelas tradições gastronômicas nordestinas. Apesar de versátil na arte do churrasco, Beethoven tem na carne de sol sua especialidade, seguindo a tradição familiar que o acompanha desde jovem. Além de suas atividades comerciais, Beethoven viaja pelo Brasil participando de festivais gastronômicos e ministrando workshops sobre churrasco nordestino, onde destaca a carne de sol como um símbolo não apenas de sabor, mas também de identidade cultural.

 

✔️ Vinicius Tapajó – Carlos Vinicius Vieira de Souza (Santarém/PA): chef e proprietário do Restaurante Tapajó, em Santarém – PA, ele acumula vários prêmios locais. É conhecido por levar a identidade tapajônica e seus temperos para dentro do melhor hambúrguer da região, propagando assim a cultura através do alimento mais democrático do mundo. Aos 28 anos, ele participa de vários eventos nacionais de churrasco e gastronomia como o Fuegos (BH) e o Tatá Moquém (STM), no qual é um dos idealizadores e organizadores

 

✔️ Chef Saulo – Marc Saulo Jennings Simões (Manaus/AM): saiu do mundo corporativo para empreender com aulas de Kite Surf, servindo pequenos almoços em sua casa, o que o fez enxergar na cozinha sua vocação. Somado a isso resolveu dividir sua casa com as pessoas e daí veio o nome do Restaurante Casa do Saulo. Ao longo dos últimos 12 anos acumulou prêmios e notoriedade, como ter o restaurante escolhido três vezes como melhor da região norte pela Prazeres da Mesa 2018, 2019 e 2023, sendo destaque nos festivais gastronômicos que participa.

 

✔️ Clóvis Strada (Santarém/PA): especialista em churrasco fogo de chão e porco à pururuca. Autor do @churrascostrada, churrasco gaúcho preparado em qualquer evento

 

✔️ Júlia Carvalho – Julia Marina Balizardo Carvalho (Vila Mariana/SP): é uma apaixonada por carnes e churrasco e se especializou no Brasil e no exterior nos diferentes tipos de preparo, como parrilla, fogo de chão, varal e defumação. Ela tem participado de grandes festivais de churrasco por todo o mundo, sendo a única mulher na equipe brasileira de competição internacional de BBQ.

 

✔️ Adherbal – Adherbal Menezes Netto (Manaus/AM): empresário do ramo alimentício há mais de 25 anos, sendo especialista em churrasco e carnes especiais. É sócio-proprietário do restaurante Adolpho Assador Oficial e idealizador e fundador do time de Churrasco Barés BBQ, Embaixador do Onlyfas Churrascada no Estado do Amazonas. Participou como assador do Mr Moo (Capitão) e Churrascada, maiores eventos de churrasco do país. Curador do Festival de Churrasco PUMP/Barés BBQ, em sua primeira edição em Manaus, em 2023.

 

✔️ Mário Santos – Mário Jorge Castro dos Santos (Manaus/AM): membro fundador dos Barés BBQ, ele é assador especialista em parrilla e fogo de chão. Desde 2017 vem participando de vários festivais pelo Brasil, prestando consultorias a restaurantes e realizando eventos, usando sempre a brasa como principal inspiração para o preparo de seus assados, acompanhamentos e sobremesa

 

✔️ Manasses – Manasses Jose Fernandes (Manaus/AM): ingressou em 2018 na família Barés BBQ, onde conheceu novas técnicas, aprendendo a pilotar parrilla, fogo de chão e a arte da defumação, evoluindo seus conhecimentos de modo a permitir sua participação em grandes eventos de churrasco e gastronomia em todo Brasil.

 

✔️ Jimmy Ogro – Jimmy McManis (Rio de Janeiro/RJ): é chef proprietário do BistrOgro e da hamburgueria Ogro Steaks. Também é conhecido pelo trabalho como apresentador de quadros gastronômicos no programa Mais Você da TV Globo, junto com Ana Maria Braga. Ogro, além de cozinheiro, é churrasqueiro e há anos participa de todos os grandes eventos de fogo e brasa, rodando o Brasil com técnicas diversas tanto brasileiras quanto de sua origem texana.

 

✔️ Samantha – Samanta Sarraff Nacimento Arroyo (Santo André/SP): especialista em pratos amazônicos, tem atuado no eixo Rio-São Paulo, além do Amazonas, na criação de cardápios com ingredientes amazônidos nativos, respeitando a sazonalidade e proporcionando um sabor “democrático”, atendendo a veganos e ao público que tem intolerância alimentar.

 

✔️ Christopher – Jean Christopher Guenee (Recreio dos Bandeirantes/RJ): naturalizado brasileiro, o francês é uma figura emblemática no cenário gastronômico. Sua paixão pela culinária levou-o à Amazônia em 2001, onde decidiu estabelecer raízes por quase duas décadas, onde ganhou reconhecimento por suas criações únicas, como sua “Paella Amazônica” que ganhou destaque nacional e internacional ao ser apresentada no programa “Mais Você” da Ana Maria Braga. Sua presença no Festival de Parintins é uma constante, onde oferece experiências gastronômicas a bordo de iates, contribuindo para a celebração da cultura local.

 

✔️ Márcio Gonzaga – Márcio Silva de Gonzaga (Manaus/AM): carinhosamente conhecido como ‘Professor’, ele é um verdadeiro ícone na cena gastronômica de Manaus, Com 48 anos de idade, o chef traz consigo uma paixão inigualável pela culinária que o tem impulsionado desde 2002. Ao lado do chef Guenée no Festival do Moquém, vão preparar a tão aguardada Paella Amazônica para 300 pessoas.

 

✔️ Samarone – Samarone da Silva Moura (Parintins/AM): professor, químico, especialista em Cervejas Artesanais Amazônicas, chef em Charcutaria, é apreciador de um bom churrasco e entusiasta dessa arte magnífica, tanto que começou a produzir linguiças bem diferenciadas, principalmente pelo uso da matéria-prima.

 

*Ingressos estão à venda*

As vendas de ingressos para o 1⁰ Parintins Moquém Festival já iniciaram. Os bilhetes poderão ser adquiridos em forma individualizada ou como passaporte (dois dias), pelo site da Bilheteria Digital (https://www.bilheteriadigital.com/parintins-moquem-festival-2024-28-de-junho) ou na sede da Amazon Best, em Manaus ou Parintins.

 

Os ingressos individuais têm valor de R$ 350 (cada), enquanto o passaporte será vendido por R$ 600.

 

*ASSESSORIA DE IMPRENSA – W&G Press*

GUTO OLIVEIRA/ Jornalista Responsável: (92) 9 8156-5995

ROSIANNE COUTO – (92) 9 8249-7121 somente WhatsApp / (92) 98585-7463

[email protected]

Artigos Relacionados

LEIA MAIS