TCE

Brasil – Chris Flores, apresentadora, usou o espaço do Fofocalizando, no SBT, para comentar sobre o processo de injúria racial que tem sofrido Luísa Sonza. Sem papas na língua, a jornalista deu um conselho à artista.

‘Eu sei que é difícil às vezes para a gente reconhecer, mas o racismo está dentro de cada um de nós, porque nós crescemos aprendendo coisas erradas e o bonito na vida da gente é a gente reconhecer que aprendeu errado e que a gente pode ser melhor. Não é porque a gente aprendeu errado que o errado passa a ser o certo, entende?’, começou ela.

‘Todos nós aprendemos errados, porque a gente vem de uma sociedade que desde o início do nosso país, lá no comecinho, a gente achava que preto era mercadoria. Por isso que está dentro da gente, por isso que a gente fala de racismo estrutural, está na estrutura da nossa sociedade. A gente tem que aprender, a gente tem que ensinar, a gente tem que se desculpar e pedir desculpas para gente poder avançar como sociedade’, concluiu.

Na rede social, a cantora comentou sobre o afastamento das redes sociais após o escândalo. ‘Estou sumida daqui, pois estou resolvendo todo o caso com a Isabel. Tô procurando a melhor forma para resolver isso da maneira mais correta, certa possível, de acordo com todos os meus ideias’, comentou.

Relembre o caso

Em 2018, Luísa Sonza estava hospedada em uma pousada em Fernando de Noronha e supostamente teria confundido Isabel Macedo, advogada, com uma funcionária do local, inclusive pedindo um copo com água para ela. Após Isabel esclarecer que não era funcionária, a cantora teria feito o questionamento: ‘Você não trabalha aqui?’, perguntou.

Em 2020, no auge da pandemia, e quando o processo de injúria racial tomou conta dos noticiários, Luísa Sonza negou as afirmações. ‘Gente, tudo isso é MENTIRA! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda’, afirmou na época.

Defesa

Luísa Sonza usou as redes sociais para se defender sobre o assunto. Alegou que o processo não se trata de injúria racial, mas danos morais. Em um longo desabafo, ela explicou aos fãs.

‘[…] Por fim, quero esclarecer que esse caso veio a público em 2020, quando foi aberto, e é um processo de danos morais – não estou respondendo por processo criminal, como foi divulgado, e não há nenhum outro em andamento‘, desabafou.