InícioMANAUSCMM delibera Projeto de Lei que concede gratuidade no transporte coletivo para...

CMM delibera Projeto de Lei que concede gratuidade no transporte coletivo para estudantes da rede municipal  

Parlamentares também deliberaram as contas da prefeitura de Manaus e projetos voltados para a educação e incentivo à economia

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, nesta segunda-feira (7 de julho), durante a 58ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei que concede gratuidade no transporte coletivo para estudantes matriculados na educação infantil e no ensino fundamental da rede pública municipal.

A proposta, de autoria do Executivo Municipal, foi deliberada no plenário Adriano Jorge e encaminhada à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). De acordo com o presidente da CCJR, vereador Gilmar Nascimento (Avante), o projeto incentiva a permanência dos alunos em sala de aula.

“A prefeitura enviou uma mensagem tornando o passe livre permanente para os estudantes, justamente por entender as dificuldades dos pais em arcar com o custo das passagens. A prefeitura concederá 44 passes livres por mês aos estudantes. Caso o estudante necessite de mais passes, a lei prevê a possibilidade de adquirir até 16 passes adicionais, pelo valor da meia passagem. Isso visa incentivar a permanência dos alunos em sala de aula, removendo os obstáculos relacionados ao transporte, e melhora a educação na cidade de Manaus”, afirmou o parlamentar.

Outra proposta do Poder Executivo, apresentada na sessão, trata da reestruturação organizacional da Controladoria-Geral do Município (CGM). O projeto também foi encaminhado à CCJR.

Propostas dos parlamentares

Entre os projetos apresentados pelos parlamentares, o vereador Jander Lobato (PSD) propôs uma alteração na lei que regulamenta o Programa Bolsa Universidade (PBU). A medida visa estabelecer que 10% (dez por cento) do total de bolsas de estudo disponíveis, em cada instituição de ensino superior, curso e turno, sejam destinadas a pessoas com deficiência (PcD), devidamente comprovada por junta médica oficial.

A proposta foi encaminhada à CCJR, mesma Comissão que irá analisar o Projeto de Lei que institui o Programa de Incentivo ao Comércio de Bairro e dá outras providências. A medida, de autoria do vereador João Paulo Janjão (Agir), tem como objetivo promover a inclusão produtiva e econômica de pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos das comunidades de Manaus, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

Outra proposta encaminhada à CCJR é de autoria do vereador Carlos Pai Amado (Avante), que propõe a criação e disponibilização de um Banco de Leis voltado aos direitos da pessoa idosa, no site oficial da Prefeitura de Manaus. De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa reunir, organizar e disponibilizar, de forma acessível, os dados normativos relacionados aos direitos da pessoa idosa.

“Nosso objetivo é deixar mais claras, para a população e os próprios idosos, as leis que os protegem contra a violência e os maus-tratos. Hoje, Manaus é uma cidade em processo de envelhecimento, e essa proposta busca ajudar quem está passando por isso. É uma maneira mais clara de conhecerem seus direitos e também de orientar quem convive com essas pessoas”, afirmou o vereador Carlos Pai Amado.

Fonte: Dicom-CMM

Foto: Eder França

Artigos Relacionados

LEIA MAIS