Promovido pela Prefeitura de Manaus, por responsabilidade do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), o colegiado municipal da matriz de responsabilidade atuou na construção, fortalecimento e integração de políticas públicas conjuntas que consolidaram o protagonismo do município à frente da organização do megaevento para os 354 anos da capital amazonense.

Com o tema “Mais que uma comemoração, um ato de amor e solidariedade”, a edição especial deste ano, organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), atraiu mais de 100 mil pessoas e contou com uma programação diferenciada com shows dos artistas nacionais Joelma e Tierry, além da valorização dos artistas locais que se apresentaram na alameda Alphaville, no bairro Novo Aleixo, na divisa entre as zonas Norte e Leste.

Uma verdadeira festa solidária, com muita música e manauaras animados marcou o momento em que aconteceu a hora dos parabéns para a cidade de Manaus. O prefeito de Manaus, David Almeida, disse que a comemoração aconteceu de forma inédita.

“Nós estamos comemorando o aniversário de Manaus pela primeira vez na zona Norte e na zona Leste da cidade. E não só estamos comemorando, como acabamos de presentear os moradores com a primeira etapa do parque municipal Amazonino Mendes. Viemos prestigiar esse povo ordeiro, esse povo alegre. E eu quero aqui, em nome da prefeitura, agradecer a presença de todos vocês”, expressou.

Colegiado municipal

O colegiado municipal, conduzido pelo CCC, foi estruturado para integrar as secretarias e órgãos municipais e estaduais envolvidos no planejamento e execução de serviços públicos destinados a garantia de bem-estar da população durante o evento do aniversário de Manaus.

O sucesso de público reflete no comprometimento dos representantes das pastas que integraram o colegiado municipal, ativado às 15h desta quarta-feira, 24/10, em local estratégico e centralizado no evento, conforme analisa o superintendente do CCC, Sandro Diz.

“É fundamental que exista integração entre as secretarias para que eventos geradores de grande público alcancem êxito. E quando falamos de êxito, falamos em garantir conforto à população que vem prestigiar um evento todo planejado para os manauaras”, disse.

Diz também acrescenta que a atual administração da Prefeitura de Manaus está planejando o colegiado municipal dos próximos eventos, como o Boi Manaus 2023, que será realizado no último fim de semana de novembro ou no primeiro fim de semana de dezembro, e a tradicional festa de Ano Novo.

As reuniões do colegiado aconteceram antes do início do evento e nos intervalos dos shows. Entre as pautas debatidas, o diálogo estratégico em prol do bem-estar da população durante a comemoração do aniversário de Manaus norteou os encontros entre os membros, tais como o monitoramento inteligente no perímetro interno e externo do espaço, os atendimentos e serviços de Saúde oferecidos, às ocorrências de Segurança Pública, a presença dos agentes e fiscais de Trânsito para ordenamento e circulação de veículos nas adjacências do evento, orientações de Direitos Humanos e, por fim, o supervisionamento dos ambulantes e permissionários dentro do circuito, foram as principais tratativas nos encontros do colegiado.

Ocorrências solucionadas

Na manhã desta quarta-feira, 25/10, o eletricista Clenildo Castro dos Santos, 36, esteve no prédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), na zona Sul, para reaver a carteira dele, recuperada pelas equipes que atuaram na segurança da festa de 354 anos da cidade, celebrada ontem, pela Prefeitura de Manaus, com a inauguração da primeira etapa do parque Amazonino Mendes, na zona Leste da capital.

De acordo com Clenildo, o objeto foi subtraído do bolso da bermuda que ele vestia, no momento em que ele chegava ao local da festa.

“Tinha bastante gente no lugar e ainda cheguei a sentir a mão no meu bolso. Não tinha muito dinheiro, mas fiquei preocupado com a minha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o cartão de uma empresa da região, que consegui recuperar. Ainda bem”, disse.

Clenildo foi recebido pelo assessor técnico da Semseg, Ney Andrade. O encontro aconteceu por volta das 11h40. Na ocasião, o servidor ressaltou que ao longo do evento foram encontradas quatro carteiras, com documentos de Clenildo, Judison Farias da Silva, Francisca Gomes de Britto e Michelle Batista de Oliveira.

“Estamos entrando em contato com os donos dos acessórios, para que possam vir aqui na secretaria, de segunda a sexta-feira, no horário de expediente, das 8h às 17h, e busquem os bens”, argumentou Andrade.

O feirante Judison Farias da Silva, 51, também conseguiu reaver o bem furtado durante o evento. Ele esteve na Semseg, na tarde desta quarta-feira, e agradeceu bastante por terem entrado em contato com ele.

A Semseg está situada nas dependências do parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido popularmente como “Lagoa do Japiim”, na avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim.

Segurança

A festa de 354 anos de Manaus reuniu um público grandioso, segundo os organizadores. Conforme o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, a segurança do evento foi tratada como prioridade pelo prefeito David Almeida, para que as pessoas pudessem aproveitar a celebração. Mais de 500 profissionais atuaram na segurança, entre guardas municipais, policiais militares e funcionários de empresas privadas.

Fonte: CCC
Fotos: Divulgação