Foto: Bruno Zanardo

Mil famílias do município são beneficiadas pelo programa do Governo do Amazonas

O governador Wilson Lima acompanhou, neste sábado (11/12), a entrega de 3 toneladas de pescado a 1 mil famílias de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), como parte do programa Peixe no Prato Solidário. O município é o nono do interior a receber a iniciativa do Governo do Amazonas, que tem como objetivo atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia.

A distribuição do pescado ocorreu na Escola Estadual São Francisco de Sales, logo após o início da entrega dos cartões do Auxílio Estadual permanente.

“Todo mundo sabe que o peixinho faz parte da nossa culinária, é algo que alimenta o nosso povo. Nós estamos comprando dos pescadores aqui de Barcelos e entregando para aquelas famílias em condição de vulnerabilidade social. Essa é uma ação que a gente tem em Manaus, já fizemos em outros municípios, e está chegando aqui no município de Barcelos também com esse objetivo de garantir a segurança alimentar”, afirmou Wilson Lima.

Além de beneficiar a população, o programa incentiva o consumo de pescado que segue as boas práticas de manejo e controle sanitário, oferecendo aos contemplados um peixe saudável e nutricionalmente completo. A iniciativa é executada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e a distribuição coordenada pelo Sistema Sepror, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

A dona de casa Jéssica Keuly, de 23 anos, foi retirar o seu pescado com o filho de colo, Richard Daniel. Além dele, ela e o esposo ainda têm outros dois filhos. “Estou muito feliz mesmo, é uma ajuda, ainda mais para mim, que estou desempregada, assim como o meu marido. É uma lição de amor ao próximo, gostaria de agradecer ao Wilson Lima por essa ajuda, não só comigo mas com tantas famílias que estão precisando”, agradeceu a dona de casa.

Números – Por meio do programa Peixe no Prato Solidário, o Governo do Amazonas já atendeu aproximadamente 9 mil famílias em Manaus, Rio Preto da Eva, Parintins, Coari, Maués, Codajás, São Gabriel da Cachoeira, Anamã, Novo Aripuanã e, agora, Barcelos.

Por meio da ADS, ainda, com o programa Pescado Solidário, já foram adquiridos, entre maio e novembro deste ano, 221.200 quilos de pescado, que foram doados a 16 municípios: Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Careiro, Codajás, Humaitá, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Rio Preto da Eva, Tefé, Presidente Figueiredo, Coari, Parintins e Atalaia do Norte, além da capital amazonense.

Sobre o programa – O Peixe no Prato Solidário foi idealizado pelo Governo do Amazonas para atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia. A aquisição do pescado junto aos produtores regionais é realizada pela ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e oferece à população peixes frescos e de qualidade, como o tambaqui roelo, curumim e pirarucu.

 

Fonte: SECOM

Foto: Bruno Zanardo