InícioAMAZONASCom propostas na área social, Socorro Sampaio tenta retorno à Câmara Municipal

Com propostas na área social, Socorro Sampaio tenta retorno à Câmara Municipal

Socorro Sampaio 70321 – deve retornar à Câmara Municipal em 2025. Isso é o que se vê nos bairros e comunidades de Manaus, onde Socorro tem sido acolhida e abraçada pela população, que diz que sente sua falta dela na Câmara e na luta do dia a dia das comunidades e das famílias.

Fora da Câmara Municipal desde 2016, quando concluiu seu segundo mandato como vereadora, a comunicadora Socorro Sampaio, irmã da também comunicadora e ex-deputada federal Conceição Sampaio, aceitou, há três meses, o convite do Prefeito David Almeida para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal pelo Avante e, agora, vem crescendo em sua campanha, notadamente nas Zonas Norte e Leste de Manaus.

Formada em Administração, depois de deixar a Câmara Municipal, Socorro foi Subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres – subordinada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – Semasc, entre 2017 e 2020. Tanto na Câmara Municipal, como na Subsecretaria, Socorro desenvolveu um trabalho voltado para questões sociais, principalmente focado na proteção da criança, no adolescente e do idoso, segmentos que – segundo ela – são os mais vulneráveis na família, base da Sociedade, ao lado da mulher.
E onde entra o homem? “Os homens, com H maiúsculo, são nossos parceiros nesta luta, diz Socorro”. “Afinal, nenhum homem de bem, pai de família, pode admitir agressões contra suas filhas, esposa ou mãe”, complementa.

Neste sentido, quando iniciou, em 2009, seu primeiro mandato como vereadora, criou a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, destinada a analisar e propor ações para a proteção desses segmentos da família. “A Câmara tinha muitas comissões, mas nenhuma destinada à proteção desses segmentos. Então propus a criação, a resolução foi aprovada por unanimidade pelos colegas vereadores e acabei eleita sua primeira presidente”, explica Socorro.

“Levamos ações por toda Manaus, tendo como parceiros associações comunitárias, igrejas e escolas, como palestras antidrogas e outros temas, para conscientização das famílias”, complementa. Socorro destaca, ainda, a realização de uma audiência pública, na CMM, sobre o desaparecimento de crianças.

“Na época, Manaus tinha dois casos emblemáticos de desparecimento de crianças: o das meninas Shara Ruana e Karla Vitória. Karla Vitória foi depois localizada com o pai, mas Shara Ruana, desaparecida aos oito anos, não foi até hoje localizada. Tive a oportunidade de levar os pais de Shara Ruana e a mãe de Karla Vitória à Câmara dos Deputados, em Brasília, onde os casos foram expostos e obtiveram grande repercussão”, conta Socorro.

Na Comissão, Socorro lutou por melhores condições de trabalho para a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente – DEPCA e também por melhores condições aos conselhos tutelares do município. Nesse caso, destaca-se sua articulação para que os conselheiros tutelares recebessem salários melhores e o 13º salário.

Subsecretaria

Como subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres, Socorro reuniu uma equipe competente, que prestava assistência jurídica e atendimento psicossocial a mulheres, e que logo fez um levantamento que demonstrava que o maior problema enfrentado por mulheres em situação de vulnerabilidade social era a impossibilidade de geração de renda.

“Essas mulheres saiam de relacionamentos abusivos, na maior parte, onde não tinham possibilidade de trabalhar e, ao serem abandonadas com filhos pequenos pelos companheiros abusadores, percebiam que dependiam economicamente dos agressores e que precisavam de um meio para gerar renda rapidamente”, conta Socorro.

A solução para o problema foi o estabelecimento de parcerias com instituições como o Cetam e outras, públicas e privadas. “Promovemos cursos de empreendedorismo e de capacitação, onde essas mulheres não apenas aprendiam manicure, pedicure, design de sobrancelhas, produção de cup-cakes e outros cursos, de onde saíam com certificados e com o material para iniciar o trabalho”, explica Socorro, orgulhosa. “Este trabalho impactou a vida de cerca de 12 mil mulheres manauaras, em ações interna e externas à subscretaria”, complementa.

Socorro, que nunca abandonou a carreira na TV e no Rádio e vem apresentando, nos últimos três anos, o programa Fala Aí, na FM do Povo, todos os sábados, diz que ficou surpresa e feliz com o convite do Prefeito David Almeida, há cerca de três meses, para se filiar ao Avante e concorrer a uma das cadeiras na Câmara Municipal de Manaus, na eleição de 6 de outubro.

Socorro sabe que a chapa será uma das mais fortes do pleito 2024, pois o Avante chega à eleição com quatro vereadores que disputarão a reeleição. “Mas tenho fé que conquistarei uma vaga na Câmara, pois dentro do Partido estão vendo meu nome como um dos mais fortes na chapa, com um grande crescimento nesta reta final da campanha”, afirma Socorro, confiante.

Propostas

Além do trabalho voltado para a área social, que diz não querer abandonar, mas fortalecer, Socorro destaca que, durante seus dois mandatos na Câmara, foi extremamente atuante junto às comunidades de Manaus.

“Alguns de meus assessores eram também líderes comunitários em seus bairros e me traziam as demandas de suas áreas. Além disso, toda semana recebia muitos líderes comunitários em meu gabinete, agendava com eles para ir às secretárias municipais para tratar, diretamente com os secretários, de problemas de suas comunidades, além de realizar ao menos uma audiência pública por semana, dentro ou fora da Câmara, usando igrejas, quadras esportivas e sede de associações comunitárias como cenário para essas audiências, onde o povo podia falar diretamente com as instituições e ouvir, na mesma hora, a resposta ou encaminhamento às reivindicações”. Por isso, Socorro explica que, durante seus mandatos, seu gabinete era recordista, praticamente todo mês, de produção de requerimentos, um documento que os vereadores se utilizam para encaminhar, ao poder público, as necessidades da população.

“Sinto-me totalmente preparada e capacitada para assumir uma das vagas na Câmara Municipal e, uma vez mais, servir à população de Manaus, cidade com a qual eu tenho um compromisso de vida. Este é, inclusive, o slogan de minha campanha”, finaliza Socorro.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS