TCE

O programa Ilumina Manaus, da Prefeitura, está com o planejamento em curso para iluminar 100% da capital em LED. Para que essa meta seja alcançada, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia) têm trabalhado durante as 24 horas do dia, em turnos, para realizar a troca da luminária e a fiscalização dos pontos.

O Ilumina Manaus é um projeto da gestão David Almeida, que faz parte de uma política de gestão integrada municipal, que tem o objetivo de melhorar a capital amazonense em todos os aspectos, colocando nos bairros iluminação mais moderna, com quatro vezes mais luz do que a convencional, ações de tapa-buracos, recapeamento e limpeza pública.

O “Chapéu de Zinco” e a quadra de esportes do núcleo 16, no Cidade Nova, zona Norte, são alguns dos espaços que estão recebendo as ações do Ilumina Manaus.  “A gente estava fiscalizando aqui e constatamos que esse complexo em geral estava abandonado. Próximo daqui fica o escadão do núcleo 16 e, de acordo com os moradores, faz mais de dez anos que era abandonado pelo poder público”, comentou o superintendente da UGPM Energia, Carlos D’Ávila.

O local é um espaço para promoção da convivência e de projetos assistenciais e, agora, além da instalação de LED, passará por uma revitalização completa com serviços de limpeza, poda, tapa-buracos, reforma do campo de futebol e aumento da quantidade de postes de luz, atendendo aos desejos da população, que pedia por atenção pública.

“Este aqui é um bairro antigo, e há mais de dez anos não se via a prefeitura neste espaço, trabalhando dessa forma. Agradecemos por termos aqui a ação da prefeitura, e isso aqui não só colabora para que fique mais bonito, mas vai influenciar também para a diminuição de criminalidade”, destacou Eumar Filho, presidente da associação do núcleo 16 e loteamento Vitória.

“A última vez que nós tivemos qualquer tipo de limpeza pública aqui foi por causa de um incêndio que teve na área verde. Tinha uma vizinha que pagava para limparem, e um outro morador  que vinha limpar também. Só os moradores que cuidavam, mas os responsáveis não limpavam nunca”, comentou Marlis do Nascimento, moradora do bairro há 33 anos.

“Eu achei muito bom porque, para pegar ônibus a gente tem que andar longe, até lá na principal, e por causa da falta de iluminação e de limpeza, era muito perigoso, a gente tem medo, estava muito abandonado isso aqui”, destacou Marlis.

 

Esporte e luz

A gestão municipal tem a preocupação, também, em estimular a prática de esportes e de atividades físicas, em prol do benefício à saúde da população. Por isso, o Ilumina Manaus contempla os campos de futebol espalhados pela cidade, geridos pela prefeitura, e que irão proporcionar uma economia de até 80% nas contas de energia.

A Seminf conta com a ajuda da população, para identificar pontos que necessitem de iluminação. Basta ligar para o número da ManausLuz, o 0800 201 0001, e solicitar o serviço, que se verificada a real necessidade, os trabalhos iniciarão em até 48 horas.

 

 

 

Texto – Maryane Maia / Semcom

Fotos – Juan Pablo / Semcom