Foto: Divulgação

Dando continuidade ao calendário de ações itinerantes da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), moradores do bairro São José (Zona Leste de Manaus) receberam neste sábado (28), a 5º edição da “Caravana da Cidadania”, realizada na Igreja Batista Centenário com diversos serviços a população, em especial para a juventude.

Respeitando todas as medidas sanitárias, foram oferecidos a crianças, adolescentes, pais e responsáveis, atendimentos de profissionais como clínico geral, fonoaudiólogo, psicólogo, ótica-optometrista, vacinação da HN1, bolsa família, orientação jurídica, massoterapia, corte de cabelo, aferição de pressão, teste de glicemia, serviços de estética e embelezamento, além de palestras e distribuição da cartilha de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, elaborada pela Comissão com a participação da OAB-AM.

O deputado Álvaro Campelo explica que o objetivo principal da ação é levar serviços essenciais para dentro das comunidades, pensando principalmente na dificuldade de acesso de muitos pais e mães que trabalham durante a semana. “Sabemos que muitos bairros de Manaus precisam desse tipo de ação social, que envolve uma série de serviços e que traz benefícios para a população. Nós estamos retomando essas atividades depois do período crítico de pandemia, iniciativa da nossa Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens”, disse o parlamentar.

Na oportunidade, dona Vera Lúcia, avó do Nicolas Oliver, de 11 anos, garantiu uma consulta com o oftalmologista, em razão da dificuldade e espera em conseguir pelo SUS. “Aproveitei essa oportunidade para levar meu neto ao oftalmologista, que já faz meses que estou pelejando uma consulta, mas o acesso é demorado. Não é todo o dia que a gente tem essa oportunidade”, afirmou Vera.

Desde o ano de 2019, já foram realizadas caravanas em Autazes (distante 113 km de Manaus em linha reta), Itacoatiara (176 km), Manacapuru (68 km) e no Bairro do Jorge Teixeira (Zona Leste de Manaus). Com a ação de hoje, a “Caravana da Cidadania” totalizou mais de 5.500 atendimentos. O evento deste sábado contou com o apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura de Manaus, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Conselho Tutelar da zona Leste, além da participação de voluntários.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Álvaro Campelo

Foto: Divulgação