TCE
Foto: Ariane Araújo

Nesta sexta-feira (23) o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) promoveu o III Seminário da Comissão de Saúde da Mulher, que teve como tema: “Tecendo saberes na saúde da mulher amazônica para o cuidado integral na assistência de enfermagem”.

O evento foi realizado de forma híbrida e teve a mesa de debate composta pelo Presidente do Coren-AM, Dr. Enfermeiro Sandro André, e também pelo Coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen, Valdecyr Herdy Alves, a Coordenadora da Comissão de Saúde do Coren-AM, Anne Santos, a Conselheira Federal, Ivone Amazonas, a Gerente da Rede Cegonha do Departamento de Atenção Primária-SEMSA Manaus, Lúcia Marques, o Gerente de Maternidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) Edilson Silva de Albuquerque e a Coordenadora Estadual de Saúde da mulher do Estado do Amazonas, Andreza Mendes.

Os convidados debateram sobre os cuidados ginecológicos e obstétricos, e as medidas de atenção primária adotadas para um cuidado mais amplo e particular direcionado a mãe e ao bebê (binômio), além das dificuldades enfrentadas pelo profissional enquanto dedicado à atenção primária e às respectivas competências e qualificações necessárias para o exercício na área.

O evento teve como principal objetivo o fortalecimento das ações de saúde da mulher no estado do Amazonas, numa perspectiva de empoderamento dos profissionais de enfermagem para efetivação da anistia integral do segmento feminino em todos os ciclos da vida. “É de suma importância que todos os aspectos da enfermagem sejam debatidos com os profissionais, por isso o Coren Amazonas está realizando essas ações para que nossos profissionais estejam sempre bem atualizados de forma que poderão prestar um atendimento de qualidade à população do nosso estado”, destacou o presidente do Coren-AM, Enfermeiro Sandro André.

O palestrante, Enfermeiro Obstetra, Edilson Silva, ressaltou a importância deste tipo de debate para o aprimoramento dos RT’s. “Esse evento foi muito importante para abordar as questões técnicas dos responsáveis técnicos que tem uma responsabilidade muito grande de gestão, além de promover uma aproximação do Coren-Am com os profissionais de enfermagem principalmente aqueles que atuam como obstetras nas maternidades, para essa qualificação de enfermeiros obstetras dos quais adentram nas maternidades juntamente com a SES-AM é essencial que o Coren-AM esteja junto conosco para que possamos ter mais profissionais habilitados e qualificados a atuarem nas maternidades, isso traz impactos positivos para a redução da mortalidade materna e no índice de cesarianas, esse evento norteou, uniu e fortaleceu as gerências de enfermagem das maternidades”, declarou o profissional.

Como fruto do seminário, a Comissão de Saúde da Mulher do Coren-AM pontuou encaminhamentos que serão destinados aos órgãos e instituições responsáveis para que o cenário da assistência de enfermagem à saúde da mulher no Amazonas seja aprimorado.

 

 

 

Fonte: COREN-AM

Foto: Ariane Araújo