TCE
floresta Amazônica

Manaus (AM) – Neste dia 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia e pela primeira vez serão realizadas eventos culturais por todo o país desde que a data foi instituída por lei no dia 19 de dezembro de 2007.

O dia da Amazônia é celebrado no mesmo dia em que a Província do Amazonas foi criada. A data é utilizada para que olhos do mundo inteiro vejam e reflitam sobre a importância da biodiversidade, que é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e que, além do Brasil, abrange países como o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.

Os eventos em celebração a data serão realizados anualmente e neste ano, oito cidades do país estão à frente da comemoração, apresentando ao público shows musicais e atividades culturais, que vão homenagear o bioma amazônico.

Em Manaus, a celebração do Dia da Amazônia ocorre no festival Grito Rua Pela Amazônia em edição especial que iniciou neste domingo (4) e continua nesta segunda-feira (5), para tratar da representatividade e causas do bioma amazônico que atua fortemente num papel de equilíbrio climático quanto é atualmente um dos maiores alvos de ataques, debates e ações.

Hoje o festival Grito Rua Pela Amazônia acontece de forma descentralizada com atividades que envolvem a comunidade, coletivos e grupos sociais no Parque da Juventude Ajuricaba Mascarenhas, localizado Avenida Autaz Mirim, bairro São José Operário.

Na capital do Amazonas a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) também promoverá uma série de ações especiais até o dia 17 de setembro, com eventos concentrados em Manaus (AM).

Até esta segunda-feira (5), a FAS realiza o Esquenta da Virada Sustentável 2022, que marca o lançamento oficial da 8º edição da Virada Sustentável Manaus, programada para novembro.

O evento é uma prévia do festival e terá atividades como yoga e shows de artistas como Márcia Novo e Jander Manauara, no espaço “Sun Manauara”, no Manauara Shopping, das 17 às 21h, e também abre espaço para uma edição especial da Feira da FAS, com a participação de 40 expositores.

Ainda nesta segunda haverá uma apresentação, de iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, no Teatro Amazonas, com os artistas David Assayag e Márcia Siqueira, que terá a interpretação da música “Amazônia”, ação articulada pela FAS em homenagem à data.