InícioCULTURAConfira seis dicas de saúde para curtir o Carnaval

Confira seis dicas de saúde para curtir o Carnaval

Médica compartilha cuidados essenciais para manter o equilíbrio e evitar exageros

O Carnaval está chegando. Para grande parte da população, trata-se da melhor e da mais aguardada época do ano. Muita festa e diversão com os blocos de rua aguardam os foliões. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para curtir com energia sem abrir mão da segurança e da saúde. Dessa forma, evita-se que a folia termine antes do esperado.

O período envolve a quebra da rotina em virtude de uma maratona de bloquinhos, festas e viagens. Pensando nisso, a médica da Hapvida NotreDame Intermédica, Bárbara de Alencar, resumiu seis dicas para manter o equilíbrio e evitar exageros.

1. Hidrate-se

Beba bastante água antes, durante e após a folia. “Nas festas de carnaval, a pessoa costuma dançar, participar de desfiles e se divertir muito, contribuindo para o aumento da transpiração e gerando perda de água corpórea. Outro fator que pode gerar desidratação é o consumo de bebidas alcoólicas. Por isso é muito importante hidratar-se”, afirma.

2. Faça uma alimentação balanceada

Antes da festa, uma boa estratégia para ter energia é consumir carboidratos de rápida absorção. “Frutas, legumes, mingau de aveia, pão, macarrão e panqueca são boas alternativas”, sugere.

Evite frituras e comidas gordurosas, dando preferência a carnes magras, como filé, peixe ou frango. “Durante a folia, faça refeições leves, com frutas, legumes, sanduíches e sucos. Uma boa dica para esses momentos é levar barrinha de cereal no bolso”, propõe.

3. Beba com moderação

Intercale a bebida alcoólica com água para evitar desidratação. Alimente-se, não beba de estômago vazio. “Adotando essas medidas, você protege seu aparelho digestivo, evita desidratação, diminui a quantidade de álcool na corrente sanguínea, reduz o risco de ficar bêbado (a) e aplaca o efeito desagradável da ressaca. E lembre-se: se beber não dirija”, orienta.

4. Use filtro solar

Se você for desfilar na avenida, passear nas praias ou participar dos bloquinhos durante o dia, use filtro solar.

5. Pratique exercício físico

Praticar exercícios físicos é uma boa estratégia para aguentar o pique do carnaval. “O exercício aumenta a função cardiorrespiratória e a resistência muscular”, defende.

Atenção: se você já pratica exercícios, mantenha sua rotina. Porém, se ainda não malha e quer começar, vá com calma para não se machucar e procure um profissional.

6. Repouse

O repouso é fundamental para recarregar as energias, relaxar o corpo e a mente. “Seguindo essas dicas você aproveitará o carnaval com saúde”, sintetiza.

 

Fonte: F5 Comunicação

Foto: Divulgação



Artigos Relacionados

LEIA MAIS