O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é um marco que nos lembra da luta incessante das mulheres ao longo da história. Este dia simboliza as conquistas das mulheres, mas também reforça a importância de seguir avançando em busca de igualdade de direitos. A data surgiu no início do século XX, como uma forma de reconhecer a luta feminina por melhores condições de trabalho, direitos civis e sociais. A partir de então, o movimento de mulheres se fortaleceu, sendo uma expressão de resistência e afirmação de direitos em diversas esferas da sociedade.




A luta pelo direito ao voto foi um dos primeiros passos decisivos dessa trajetória. Em muitos países, as mulheres enfrentaram resistência imensa para conquistar esse direito fundamental. Nos Estados Unidos, em 1920, as mulheres conquistaram o voto após décadas de manifestações e ações políticas. No Brasil, o direito ao voto feminino foi obtido em 1932, após muitas mobilizações de mulheres que não se conformaram com a exclusão política.
Além de conquistar o direito de votar, a luta das mulheres continuou, e elas começaram a buscar espaço dentro das instituições políticas. Foi com muito esforço que as mulheres conseguiram romper barreiras e se tornaram candidatas a cargos eletivos, ocupando gradualmente posições que antes lhes eram negadas.
No estado do Amazonas, a representatividade feminina na política tem avançado consideravelmente, com a eleição de mulheres como prefeitas e vices-prefeitas, um reflexo do empoderamento feminino na política local. As mulheres eleitas prefeitas em 2024, como Nazaré Rocha (Amaturá), Kátia Dantas (Anamã), Mara Alves (Careiro-Castanho), Professora Áurea (Eirunepé), Paula Augusta (Ipixuna), Mercedes (Jutaí), Valcileia Maciel (Manacapuru), Macelly Veras (Maués), Marina Pandolfo (Nhamundá), Professora Araci (Nova Olinda do Norte) e Professora Socorro Nogueira (Rio Preto da Eva), representam um exemplo significativo de liderança feminina no cenário político. Essas mulheres não só assumem a gestão de suas cidades com coragem e competência, mas também inspiram novas gerações a acreditar que a política é um espaço de todas.
Além disso, as mulheres eleitas vice-prefeitas no Amazonas, como Claudecy Brito Frazão (Alvarães), Dilma Lira Porto Botton (Apuí), Francislene de Braga Moreira (Barcelos), Maria de Jesus Moreira da Silva (Beruri), Edilamar Correa da Silva (Careiro da Várzea), Rute Maria de Oliveira Monteiro (Ipixuna), Marcela Cristine Andrade da Costa (Itacoatira), Riame Magalhães Lasmar (Itamarati), Madalena da Silva Cardoso (Japurá), Agatha Barbosa Mendes (Jutaí), Vanessa Geny Carneiro Gonçalves (Parintins), Alice Izabel da Cunha Beleza (Santa Isabel do Rio Negro), Eliane Farias Falcão (São Gabriel da Cachoeira), Ana Maria Fermin de Melo (São Paulo de Olivença) e Maria Ireles Caldas Penedo de Brito (Uarini), desempenham um papel igualmente importante. Elas são fundamentais na construção de uma política inclusiva e diversa, contribuindo para um futuro mais igualitário e representativo. Parabéns a todas essas mulheres, cujo legado será lembrado pelas futuras gerações, como símbolo de coragem, resistência e empoderamento.
*RELAÇÃO DE PREFEITAS, VICE-PREFEITAS E PRESIDENTES DE CÂMARAS DO AMAZONAS ELEITAS EM 2024*
*PREFEITAS*
01 – Maria Nazaré da Silva Rocha – Amaturá
02 – Kátia Maria Dantas Ribeiro – Anamã
03 – Mara Alves de Lima – Careiro
04 – Áurea Maria Ester Alves Marques – Eirunepé
05- Paula Augusta Monteiro de Oliveira – Ipixuna
06 – Mercedes Mendes Vargas – Jutai
07 – Valcileia Flores Maciel – Manacapuru
08 – Macelly Cristina de Souza Veras – Maués
09 – Raimunda Marina Brito Pandolfo – Nhamundá
10 – Araci Rodrigues da Cunha -Nova Olinda do Norte
11 – Maria do Socorro Nogueira Fontinele – Rio Preto da Eva
*VICE-PREFEITAS*
01 – Claudecy Brito Frazão – Alvarães
02 – Dilma Lira Porto Botton – Apuí
03 – Francislene de Braga Moreira – Barcelos
04 – Maria de Jesus Moreira da Silva – Beruri
05 – Edilamar Correa da Silva – Careiro da Várzea
06 – Rute Maria de Oliveira Monteiro – Ipixuna
07 – Marcela Cristine Andrade da Costa – Itacoatira
08 – Riame Magalhães Lasmar – Itamarati
09 – Madalena da Silva Cardoso – Japurá
10 – Agatha Barbosa Mendes – Jutai
11 – Vanessa Geny Carneiro Gonçalves – Parintins
12 – Alice Izabel da Cunha Beleza – Santa Isabel do Rio Negro
13 – Professora Eliane Falcão – São Gabriel da Cachoeira
14 – Ana Maria Fermin de Melo – São Paulo de Olivença
15 – Maria Ircles Caldas Penedo de Brito – Uarini
*PRESIDENTES DAS CÂMARAS*
01 – Flavia Nunes Batalha Uribe – Anamã
02 – Rejane Farias Moares – Beruri
03 – Berenice Bastos de Souza – Careiro
04 – Jeany de Paula Amaral Pinheiro – Coari
05 – Francisca Rosania Mclo Filho – Guajará
06 – Renata Patricia Raitz Antunes Koide – Maués
07 – Suzi da Silva Lopes – Novo Aripuanã
Por : Bárbara Nascimento – Jornalista
Direção : Marcos Pinheiro – Jornalista
Agradecimetos : Associação dos Municípios do Amazonas – Presidente Anderson Sousa