TCE

Lavar o nariz com soro fisiológico todos os dias é recomendado por médicos, pois ajuda a prevenir resfriados, gripes, sinusites além de controlar crises de rinite. A lavagem nasal também remove secreções no nariz que podem provocar infecções e inflamações como vírus, bactérias e fungos do ar que inalamos.

O procedimento também reduz o acúmulo de ácaros e pode diminuir irritações geradas por resíduos de fumaça, querosene, partículas de combustível e cigarro.

Mesmo que a melhor época para fazer a lavagem seja no inverno, que é o período que aumentam os casos de viroses e quadros alérgicos, por conta da baixa umidade do ar e a diminuição de mecanismos de defesa do nariz, é importante ter a prática no verão, para garantir que o nariz possa cumprir com suas funções sem dificuldades.

Como fazer lavagem nasal

Para fazer o passo a passo é necessário ter ajuda de soro fisiológico e uma seringa.
Seringa de 5 mil  – para crianças menores de 4 anos
Seringa de 10 ml – para crianças maiores de 5 anos
Seringa de 20 ml – para adultos

1 – Lave as mãos e assoe o nariz
2 – Retire a agulha da seringa e puxe o soro com o êmbolo
3 – Em seguida, abra a boca, incline a cabeça para o lado contrário da narina que será lavada.
Dica: para evitar a sensação de afogamento que o soro pode causar no nariz, é indicado que segure a respiração por um momento.
4 – Coloque a seringa no nariz em direção à nuca, sem tocar na cartilagem que separa o nariz em dois lados. Comece a introduzir o soro, que sairá pela outra narina.
Observação: Caso o líquido não saia pelo lado oposto do nariz, não tem problema. Isso pode estar relacionado a alguns fatores, como a forma da lavagem; a quantidade de soro; a posição da seringa ou da cabeça; pode ser um desvio de septo, adenoide ou uma inflamação. Se isso acontecer, basta assoar o nariz para retirar o soro.