Foto: Divulgação

A conselheira de contas do Amazonas e coordenadora-geral da Escola de Contas Públicas (ECP), Yara Lins realizou visita técnica ao município de Itacoatiara na tarde desta quinta-feira (07.10), para coletar dados do desempenho das ações presenciais da ECP e ouvir a resposta dos gestores municipais e equipe técnica sobre as capacitações realizadas. Nesta edição dos cursos promovidos pela ECP foi ministrado, pelo professor Mário Sato do TCE, o curso de “A Nova Lei de Licitações e Contratos”.

Gestores do município, secretários municipais, chefes de autarquias, vereadores, e membros de comissões de licitações, bem como, equipe técnica do serviço público de Itacoatiara foram o público alvo da formação da Escola de Contas no município. Para a conselheira Yara Lins, o momento é de levar capacitação e formação para os gestores públicos e suas equipes. “Queremos capacitar as pessoas que prestam contas do dinheiro público e convidá-las para conhecer o trabalho do TCE e por meio da Escola trazer conteúdos que possam orientá-los a não sofrer punições. Mesmo com a pandemia não paramos. Vários cursos on line foram feitos e certificamos mais de 8 mil alunos. Minha expectativa é que possamos chegar a mais municípios e capacitar os prestadores de contas para terem êxito no julgamento de seus processos”, destacou Yara.

Para a diretora-geral da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, Virna Pereira, o curso também tem a finalidade de tirar dúvidas das Leis que foram atualizadas. A meta é visitar cerca de 25 municípios do interior do Amazonas, com objetivo de tornar o segmento de prestações de contas, licitações e contratos dos municípios em serviços de excelência. “Além disso a Escola faz um trabalho social ao levar conhecimento à sociedade civil, através de palestras em escolas e universidades, com temas como ética, moral, compliance, noções de administração pública, direitos e deveres dos cidadãos e meio ambiente”, disse a diretora.

Para um dos participantes da formação da ECP, Valdeli Alves, presidente da Comissão de Licitação da Câmara Municipal de Itacoatiara, “esse curso tem sido bastante relevante, pois tivemos mudanças na Lei de licitação recentemente e é importante se manter atualizado sobre os nossos deveres da gestão pública”, concluiu Valderi.

Cerca de 300 pessoas foram capacitadas em Itacoatiara, na sede da Câmara Municipal de Itacoatiara, Avenida Parque, 1452, bairro do Iracy.

Outros municípios como Fonte Boa, Manacapuru, Maués, Presidente Figueiredo, Coari, Tabatinga e Humaitá também recebem a equipe da ECP para formação em temas variados, como: nova lei de licitações e contratos; obras públicas com foco na nova lei de licitações; controle interno, transparência e gestão de riscos. A meta é atender oito municípios por semana.

Itacoatiara ainda terá duas ou mais agendas da Escola de Contas Públicas ainda este ano.

 

Fonte: TCE-AM

Foto: Divulgação