TCE
Foto: Ney Xavier

A professora Márcia Gonçalves Costa, coordenadora do programa UEA Cidadã, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), recebeu nesta terça-feira, 19, a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias. A indicação foi do deputado Adjuto Afonso (PDT), que considera a homenagem uma das mais justas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Márcia Costa, que é professora mestra, doutoranda em Implante Dentário, chegou para a solenidade de entrega acompanhada pela mãe, Maria Denizea Gonçalves Costa, e comentou sobre a emoção em receber a medalha.

“Essa homenagem do deputado Adjuto Afonso é um reconhecimento à docência da UEA, após 15 anos desse trabalho, aos alunos e às comunidades que nos recebem. Pra nós é uma satisfação e orgulho levar saúde às comunidades carentes. Hoje é um grande dia para todos nós”, ressaltou a homenageada.

Para o deputado Adjuto Afonso, autor da indicação, a medalha é mais que merecida pelo trabalho que a professora desenvolve ao lado de 450 voluntários, atendendo pessoas de comunidades carentes, tanto da capital quanto da Região Metropolitana (RMM). Ele avalia que essa comenda é uma das mais importantes concedidas pela Casa Legislativa.

“Essa medalha é uma das mais significativas desta Casa, pois evidencia o trabalho de profissionais essenciais para nossa formação. A professora Márcia, por exemplo, coordena um programa executado por jovens, que ao atuarem nessa ação voluntária, estão aprendendo mais sobre solidariedade e ajudando a salvar vidas”, ressalta o parlamentar.

Márcia Costa é formada em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), integra o quadro docente da UEA desde 2006, onde coordena o programa UEA Cidadã desde o ano de 2007, promovendo ofertas de cursos com temas de saúde coletiva, biotecnologia e farmácia, no intuito de realizar ações em comunidades, como de prevenção, aferição de pressão, exames de glicemia, massa corporal, aplicação de flúor e palestras de diversos temas como DST, saúde bucal e saúde da mulher e do homem.

Desde o início da pandemia Covid 19, o programa realinhou as atividades e teve ação significativa, levando e reforçando informações preventivas através de lives e grupos de whats app a milhares de pessoas.

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída pela Resolução Legislativa nº 459/2009. O nome presta homenagem à professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida em Itacoatiara (distante 176 km de Manaus), em 1921. Ela se tornou referência como educadora no Estado do Amazonas, dedicando a vida ao magistério, até chegar ao cargo de secretária de Estado da Educação.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep.  Adjunto Afonso

Foto: Ney Xavier