Na manhã desta quinta-feira (28/08), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Carla Reis, participou da sessão especial de entrega da Medalha Ruy Araújo ao ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Corregedor Nacional de Justiça.
Na ocasião, a comenda também foi entregue ao juiz Lizandro Garcia, que atua na 1ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal e integra a Corregedoria Nacional de Justiça.
A mais alta homenagem concedida pela Aleam a personalidades, reconhece aqueles que se destacam nos mais diversos campos de atuação, contribuindo de forma significativa para o engrandecimento do Amazonas.
“O ministro Mauro Campbell, com quem tenho a honra de dividir funções no CNJ, é um exemplo de trajetória consolidada no Judiciário brasileiro, com dedicação e compromisso voltados para a valorização da justiça como instrumento de transformação social. São mais de três décadas dedicadas à magistratura que merece este reconhecimento”, afirmou a desembargadora Carla Reis.
A cerimônia reuniu autoridades dos três Poderes, membros da comunidade jurídica, representantes da sociedade civil, políticos e familiares dos homenageados.
O Ministro Mauro Campbell, destacou em seu discurso, a importância de valorizar a identidade e a força do povo amazonense. “Temos um grave defeito de nos apequenarmos, acharmos que somos sub raças, que não somos brasileiros. Isso é o que angaria, senão o desprezo, ao menos a desconsideração das autoridades do Poder Central para com a nossa terra (…). Esse papel que eu e o Lizandro desempenhamos também em Brasília: mostrar que somos capazes no Amazonas (…)”, declarou o ministro.
Reconhecimento institucional
Na mesma ocasião, o ministro Mauro Campbell também foi agraciado com a comenda concedida pelo TRE-AM e pelo Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje), em reconhecimento à excelência no serviço público e à dedicação aos interesses do Amazonas e do povo amazonense.
A presidente do Coje, juíza Lídia de Abreu, ressaltou que a honraria simboliza, portanto, o reconhecimento institucional ao ministro Campbell. ”Por sua conduta íntegra e competência jurídica notória, eleva o prestígio e a confiabilidade da Justiça perante a sociedade brasileira”, destacou a juíza, que também exerce a função de Ouvidora da Mulher, no âmbito da Ouvidoria do TRE-AM.


