Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom
Imunização será iniciada nesta quarta-feira

 

O Distrito Federal vai começar a vacinar adolescentes de 14 e 15 anos nesta quarta-feira (15). O avanço para novas faixas etárias foi decidido após o recebimento de 77,2 mil doses da vacina Pfizer para a primeira dose.

Com o que ainda resta nos postos de vacinação, pouco mais de 20 mil doses, no total serão mais de 100 mil doses disponíveis a partir de quarta-feira. A estimativa do governo do Distrito Federal é que haja cerca de 90 mil adolescentes nessas faixas etárias.

Os adolescentes com 16 e 17 anos seguem podendo buscar os postos para se imunizar, bem como faixas etárias mais velhas. A relação dos pontos de vacinação será feita no site da Secretaria de Saúde do DF nesta terça-feira (14).

As informações foram dadas – em entrevista coletiva – por representantes do governo do DF hoje (13). Já para a segunda dose, o Distrito Federal vai seguir o calendário dos retornos previstos, com adiantamento até o dia 24 deste mês. Em semanas anteriores, a Secretaria de Saúde adiantou a conclusão do ciclo vacinal pela disponibilidade de doses.

Novas doses

Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, caso a capital da República receba novas doses, poderá ser anunciado o adiantamento até o fim desta semana.

O secretário de Saúde, general Manoel Luíz Pafiadache, destacou hoje a importância da conclusão do ciclo vacinal e da sensibilização das pessoas que receberam a primeira dose para que voltem para tomar a segunda dose dos imunizantes de duas doses (Coronavac, Pfizer e Oxford/AstraZeneca).

“A gente sempre pede para que pessoas que têm consciência, que percebem a importante da vacina, que levem e incentivem quem está em dúvida. É extremamente importante termos uma cobertura vacinal completa”, destacou.

Segundo o subsecretário Divino Valero, o início da aplicação da dose de reforço deverá ocorrer a partir do dia 15, para quando está prevista a chegada de uma remessa de doses específica para essa finalidade.

Até o momento, o Distrito Federal aplicou dois milhões da primeira dose, o que equivale a 79,4% da população adulta da capital, e 67% do conjunto dos moradores. Quanto à segunda dose, foram aplicadas 964,5 mil, correspondendo a 39,32% das pessoas com mais de 18 anos ou 33,2% do conjunto da população do DF.

 

Fonte: Agencia Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom