TCE

Jean Fernandes, de 11 anos, socorreu o seu fiel escudeiro que havia sido atropelado. Mesmo com o susto, o cãozinho passa bem graças ao seu dono, visto que o motorista não parou para prestar socorro. O amor de Jean pelo seu cãozinho chamado Mel ficou evidenciado pela foto captada por Rafaela Martins, que passava pelo local.

O caso aconteceu na cidade de Itajaí, Santa Catarina, mas em Irecê a realidade não é muito diferente. Muitos motoristas que acabam atropelando cachorros na rua, ignoram a gravidade e não prestam o devido socorro. Uma falta de humanidade sem igual.

Dicas para socorrer cachorro atropelado

Quando um cão é atropelado, o socorro deve ser feito com cuidado, da mesma forma que é com os humanos, para não provocar mais danos ao animal. O ideal é que não se mexa no cachorro, ligue para o Controle de Zoonoses ou algum médico veterinário, para que eles possam socorrer o animal. O problema é que não é sempre que isso é possível, seja por ser um local perigoso para o animal ou ele estar muito ferido para aguentar a ajuda chegar. Por isso é importante saber como agir em uma situação dessas.

Tenha cuidado

Quando um cachorro é atropelado, ele fica assustado e provavelmente estará sentindo muita dor, por isso ele pode tentar morder. Para se prevenir improvise uma mordaça com um cadarço de tênis, por exemplo, fazendo um nó na parte de cima do focinho, próximo aos olhos. Outro ponto importante é ter cuidado na via, para que você não seja também atropelado.

Leve-o para um lugar seguro

Se o cachorro está em uma via movimentada há o perigo dele ser atropelado novamente, por isso é importante tirá-lo da área com riscos. Esse transporte deve ser feito com cautela para não machucar mais o animal. Evite ao máximo movimentar a coluna dele, mantendo-a reta.

Faça os primeiros socorros

Se o cachorro apresenta alguma hemorragia, cubra e comprima a região com um pano limpo para que ele não perca mais sangue. Também limpe a boca e as narinas do cachorro para que ele não tenha a respiração prejudicada.

Leve-o ao veterinário

É extremamente importante que o cão seja atendido por um médico veterinário, para que ele possa receber a ajuda necessária, mesmo sem lesão aparente. O transporte do animal deve ser feito com cautela, para não o prejudicar mais. Mantenha-o deitado de lado, com as costas retas e segurando a sua cabeça e pescoço.

Fonte:[Criança para o trânsito para socorrer cachorro atr…] http://va.topbuzz.com/s/RQeNYM