InícioBRASILData para nova eleição presidencial da CBF é definida após Ednaldo ser...

Data para nova eleição presidencial da CBF é definida após Ednaldo ser afastado

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passará por nova eleição presidencial no próximo dia 25 de maio, após decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) que afastou, mais uma vez, Ednaldo Rodrigues do comando da entidade. O pleito foi convocado nesta sexta-feira (16), pelo presidente interino da CBF, Fernando Sarney, vice-presidente que assumiu o cargo após a decisão judicial.

A eleição definirá não apenas o novo presidente da entidade para o mandato de 2025 a 2029, mas também os oito vice-presidentes, além de três membros efetivos e três suplentes do Conselho Fiscal.

Em nota oficial, Fernando Sarney destacou que a convocação cumpre determinação judicial e será conduzida com base nas regras do Estatuto da CBF.

Segundo o comunicado, a condução do processo ficará a cargo de uma Comissão Eleitoral Apartada e Independente, conforme previsto na Lei nº 9.615/98 (Lei Pelé).

Confira o cronograma divulgado pela CBF:

17/05/2025 – Publicação do Edital de Convocação e Regulamento Eleitoral

18 a 20/05/2025 – Prazo para registro de chapas

25/05/2025 – Assembleia Geral Eleitoral

Novo afastamento de Ednaldo Rodrigues

A decisão que retirou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF foi proferida pelo desembargador Gabriel Zefiro, do TJRJ, na última quinta-feira (15). Trata-se do segundo afastamento do dirigente, que já havia perdido o cargo em 2023 após questionamentos sobre a validade do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro, em 2022 — instrumento que viabilizou sua permanência à frente da entidade.

No processo mais recente, o ponto central é a validade da eleição de 2022, especialmente no que se refere à condição de um dos signatários do TAC: o então dirigente Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes. Laudos médicos indicam que o Coronel, submetido a tratamento contra câncer cerebral, apresentava déficits cognitivos significativos desde pelo menos 2018, o que colocaria em dúvida sua capacidade legal para participar da celebração de atos civis — incluindo a homologação da eleição de Ednaldo.

Diante da nova reviravolta, a CBF se prepara para um novo capítulo em sua instável gestão administrativa. A expectativa é de que o processo eleitoral seja acompanhado de perto por entidades esportivas e pelo Ministério Público, diante das sucessivas disputas judiciais que vêm marcando o comando do futebol brasileiro.

Confira a nota da CBF:

“Em cumprimento à ordem judicial que determinou que fossem convocadas novas eleições o mais rápido possível, informo que amanhã será publicado em jornal de grande circulação o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os cargos de Presidente, 8 (oito) Vice-Presidentes, 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029.

Observando as regras e procedimentos eleitorais previstos no Estatuto da CBF, o processo será conduzido de forma transparente, democrática e participativa, conforme cronograma abaixо:

17.05.2025. Publicação do 1º Edital e Regulamento Eleitoral

18.05.2025 a 20.05.2025. Prazo de Registro de Chapa.

25.05.2025. Assembleia Geral Eleitoral.

Informo, ainda, que a condução do processo eleitoral ficará sob responsabilidade de Comissão

Eleitoral Apartada e Independente, conforme previsão do art. 22, VI, da Lei n’ 9.615/98″.

Com informações da assessoria

 

Artigos Relacionados

LEIA MAIS