Foi realizada na manhã desta segunda-feira (8), a abertura dos Trabalhos da 1ª Sessão Legislativa na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que contou, conforme protocolo, da leitura da mensagem anual e do planos e metas do prefeito David Almeida para o ano de 2021, e ressaltou as ações implementadas pela prefeitura durante os primeiros 40 dias da nova gestão.
David Almeida iniciou o discurso falando sobre a importância da prevenção a Covid, e lamentou a morte de familiares de vereadores presentes e do artista Zezinho Correa.
David afirmou que os eleitos entram para assumir seus cargos em um dos piores momentos da história devido ao coronavírus. Defensor da região, o prefeito relatou que não apoia que o vírus seja chamando de Amazonense, já que o vírus foi diagnosticado pela primeira vez em Wuhan, na China.
Diante do desafio de combater a pandemia do novo coronavírus, destacou o lançamento dos programas sociais ‘Auxilio Manauara’ e do ‘Merenda em casa’, além da agilidade na estratégia de vacinação contra a Covid-19, adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), deve ser utilizada como referência pelos outros estados brasileiros.
O prefeito salientou que todas as ações foram realizadas, apesar de a prefeitura contar com um orçamento menor que os registrados nos últimos dois anos. Para continuar avançando, David Almeida anunciou que irá, nesta terça-feira, 9/2, a Brasília (DF), solicitar recursos extras para Manaus.
Trabalhadores informais
Preocupado com os danos causados pela pandemia da Covid-19 na economia do Amazonas, o prefeito David Almeida anunciou que já está estudando criar um novo programa social que contemplará os profissionais autônomos impossibilitados de trabalhar devido aos decretos implantados pelo governo do Estado que visam o aumento do isolamento social, dificultando a propagação do novo coronavírus.
O benefício seria no valor de R$ 100 e movimentaria o comércio local. Vale ressaltar que as famílias já contempladas pelo ‘Auxilio Manauara’ não poderiam participar do novo programa.
Estavam compondo a mesa, de forma presencial, o presidente da Câmara, David Reis; Marcos Rotta, vice-prefeito da cidade, Wollace Oliveira, vice-presidente da CMM; a vereadora Glória Carrate, secretária-geral; e Marcelo Serafim, líder da prefeitura na CMM
De forma vitual, Flávio Cordeiro, da Casa Civil, representando o Governo do Amazonas; Deputado Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa Roberto Cidade; Desembargadora juíza Mirza Thelma, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas; Desembargador Sabino Marques, do Tribunal Regional Eleitoral; Alberto Rodrigues, Procurador Geral de Justiça Alberto Rodrigues; Defensor Geral Ricardo Paiva; Fabiano Afonso, Sefaz; e Greiciane Benayon, da OAB-AM.


