InícioMANAUSDavid Almeida vistoria ação de despoluição visual no Centro em operação que...

David Almeida vistoria ação de despoluição visual no Centro em operação que já soma mais de 1,2 tonelada de fios e cabos removidos

O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou, na manhã deste domingo, 24/8, a retirada de cabos e fios obsoletos na rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Com um resultado impressionante, a operação já soma mais de 1,2 tonelada de material removido de postes de iluminação como parte das ações do “Mutirão no Bairro”.

Coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a terceira operação, que contou com a atuação de equipes de secretarias municipais, da concessionária Amazonas Energia e operadoras de telefonia e internet, foi realizada na rua Marechal Deodoro.

“Essa ação é permanente e contínua. Já recolhemos mais de uma tonelada de fios e vamos seguir avançando até devolver ao Centro a ambiência que ele merece”, destacou o chefe do Executivo municipal, lembrando que o trabalho começou pela rua Guilherme Moreira, passou pela Marcílio Dias e se estenderá para outras vias, como a avenida Eduardo Ribeiro até a Floriano Peixoto.

O prefeito lembrou ainda que a ação é um pedido dos próprios lojistas e empreendedores que trabalham no centro histórico, fazendo parte do “Mutirão no Bairro”, que reúne 16 secretarias municipais e mais de mil colaboradores da prefeitura, com previsão de duração de 90 dias.

“Estamos combatendo a poluição visual na cidade de Manaus, começando pelo Centro, e tem sido um sucesso, mas o desafio é grande. É um problema de décadas, de 20, 30, 40 anos, mas que estamos começando a resolver, de forma inédita”, frisou Almeida.

Durante a remoção da fiação, equipes do Implurb orientavam lojistas para deixarem as calçadas livres para a passagem de pedestres, com a retirada de bancas, araras e material de exposição do logradouro público.

“É um trabalho que não para, não importa se é sábado, domingo ou feriado. Estamos devolvendo vitalidade ao centro de Manaus”, reforçou Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb. Para ele, o envolvimento das empresas mostra o esforço coletivo em benefício da organização, reabilitação e resgate do território.

*Apoio popular*

A população sentiu o impacto imediato. O ambulante há 23 anos na Marechal Deodoro, Arilson Abreu, de 51 anos, aprovou a mudança. “Essa ação ajuda quem trabalha aqui. Dá mais segurança, deixa o centro mais bonito e melhora para todo mundo. Esse projeto está sendo show”, disse.

O vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, destacou que o Centro não pode mais conviver com esse visual sujo e feio. “Com união e esforço, estamos trazendo um novo ar para a cidade e o Implurb colabora para a melhoria da ambiência, contando com o apoio de lojistas e ambulantes. É um grande ganho para todos”, reforçou, agradecendo às empresas e concessionária que se somam a este esforço coletivo para recuperação da paisagem urbana.

Com fios saindo de cena e mais gente ocupando as ruas com alegria, o Centro Histórico de Manaus vai ganhando uma cara renovada, e o mutirão segue firme para resgatar o coração da capital.

*Centro*

As operações terão continuidade em vias como a Dr. Moreira e Quintino Bocaiúva, retornando ainda para a Marechal Deodoro, em razão do grande volume para retirada. E o modelo, segundo o Implurb, deverá ser replicado em outras áreas da capital.

“Vamos fazer este ordenamento de forma programada e gradual, permanecendo no Centro enquanto for necessário. E buscar levar para outras zonas da cidade reduzindo o impacto negativo do excesso de fiação nos postes”, completou Peixoto.

A cooperação entre o poder público e as empresas privadas é fundamental para o sucesso da iniciativa, que serve como um modelo para futuras ações de requalificação urbana.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS