O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou, na manhã deste domingo, 24/8, a retirada de cabos e fios obsoletos na rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Com um resultado impressionante, a operação já soma mais de 1,2 tonelada de material removido de postes de iluminação como parte das ações do “Mutirão no Bairro”.
Coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a terceira operação, que contou com a atuação de equipes de secretarias municipais, da concessionária Amazonas Energia e operadoras de telefonia e internet, foi realizada na rua Marechal Deodoro.
“Essa ação é permanente e contínua. Já recolhemos mais de uma tonelada de fios e vamos seguir avançando até devolver ao Centro a ambiência que ele merece”, destacou o chefe do Executivo municipal, lembrando que o trabalho começou pela rua Guilherme Moreira, passou pela Marcílio Dias e se estenderá para outras vias, como a avenida Eduardo Ribeiro até a Floriano Peixoto.
O prefeito lembrou ainda que a ação é um pedido dos próprios lojistas e empreendedores que trabalham no centro histórico, fazendo parte do “Mutirão no Bairro”, que reúne 16 secretarias municipais e mais de mil colaboradores da prefeitura, com previsão de duração de 90 dias.
“Estamos combatendo a poluição visual na cidade de Manaus, começando pelo Centro, e tem sido um sucesso, mas o desafio é grande. É um problema de décadas, de 20, 30, 40 anos, mas que estamos começando a resolver, de forma inédita”, frisou Almeida.
Durante a remoção da fiação, equipes do Implurb orientavam lojistas para deixarem as calçadas livres para a passagem de pedestres, com a retirada de bancas, araras e material de exposição do logradouro público.
“É um trabalho que não para, não importa se é sábado, domingo ou feriado. Estamos devolvendo vitalidade ao centro de Manaus”, reforçou Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb. Para ele, o envolvimento das empresas mostra o esforço coletivo em benefício da organização, reabilitação e resgate do território.
*Apoio popular*
A população sentiu o impacto imediato. O ambulante há 23 anos na Marechal Deodoro, Arilson Abreu, de 51 anos, aprovou a mudança. “Essa ação ajuda quem trabalha aqui. Dá mais segurança, deixa o centro mais bonito e melhora para todo mundo. Esse projeto está sendo show”, disse.
O vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, destacou que o Centro não pode mais conviver com esse visual sujo e feio. “Com união e esforço, estamos trazendo um novo ar para a cidade e o Implurb colabora para a melhoria da ambiência, contando com o apoio de lojistas e ambulantes. É um grande ganho para todos”, reforçou, agradecendo às empresas e concessionária que se somam a este esforço coletivo para recuperação da paisagem urbana.
Com fios saindo de cena e mais gente ocupando as ruas com alegria, o Centro Histórico de Manaus vai ganhando uma cara renovada, e o mutirão segue firme para resgatar o coração da capital.
*Centro*
As operações terão continuidade em vias como a Dr. Moreira e Quintino Bocaiúva, retornando ainda para a Marechal Deodoro, em razão do grande volume para retirada. E o modelo, segundo o Implurb, deverá ser replicado em outras áreas da capital.
“Vamos fazer este ordenamento de forma programada e gradual, permanecendo no Centro enquanto for necessário. E buscar levar para outras zonas da cidade reduzindo o impacto negativo do excesso de fiação nos postes”, completou Peixoto.
A cooperação entre o poder público e as empresas privadas é fundamental para o sucesso da iniciativa, que serve como um modelo para futuras ações de requalificação urbana.


