FOTO: Carlos Soares/SSP-AM
FOTO: Carlos Soares/SSP-AM

O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) iniciou a 1ª Jornada de Segurança Operacional com ciclo de palestras direcionadas para segurança operacional. O curso começou na tarde de segunda-feira (19/04), na sala de instrução do Aeroclube, localizado no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul.

Pilotos, operadores aerotáticos e mecânicos do departamento participam do curso, além de militares dos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aerotáticos (Seripa VII).

De acordo com o gerente de Segurança Operacional do Dioa, Edval Araújo, a segurança operacional envolve todas as atividades e elementos que contribuem para evitar incidentes ou acidentes aéreos. O objetivo do curso é fornecer conhecimento aos integrantes do departamento para a contenção de erros humanos e maior segurança de voo.

“Antigamente o conceito era limitado à segurança de voo; porém, com o passar dos anos, foi observado que algumas situações que ocasionavam acidente aéreo eram prévias ao voo. Então, o conceito foi ampliado, e hoje tratamos como segurança operacional. Hoje todos fazem parte desse trabalho, que é identificar algum objeto que no futuro possa ser perigoso e possa causar acidente ou incidente”, explicou Araújo.

Militares do Seripa VII vão ministrar palestras sobre erros, violações e relatório de perigo durante o voo, e uma psicóloga vai ministrar sobre relacionamento interpessoal e comunicação dentro do ambiente de trabalho e voo.