TCE

O presidente Jair Bolsonaro publicou neste domingo (22.nov.2020) 1 vídeo da visita que fez ao Amapá no último sábado. O chefe do Executivo agradeceu a acolhida dos amapaenses e afirmou que a energia está retornando ao Estado. A mensagem foi divulgada nas conta oficiais do presidente nas redes sociais.

Bolsonaro e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbreviajaram na tarde deste sábado para o Amapá passados 18 dias do início do apagão. O convite partiu de Alcolumbre, que é de Macapá, capital do Estado. O senador disse a Bolsonaro que ele deveria ver de perto a situação de calamidade.

Na viagem, o presidente disse que o governo está “na iminência de assinar uma MP [Medida Provisória] para dar uma medida compensatória a todos os que foram prejudicados com a falta de energia”. O anúncio foi feito ao lado do ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) e de Alcolumbre.

A 1ª medida será uma MP que vai isentar [o pagamento da conta de energia de] todos os consumidores do Amapá por 30 dias anteriores à edição da medida”, disse Bento Albuquerque em declaração à imprensa.

No vídeo publicado pelo presidente, Bolsonaro aparece visitando duas subestações de energia, a de Santana e a de Santa Rita. Também mostra os momentos em que o chefe do Executivo desfilou pelas ruas da cidade de Macapá com a porta do carro aberta e com o corpo para fora do veículo. Um dos seguranças da comitiva presidencial protegeu o mandatário durante todo o percurso. Veja o momento em 21 seg:

Catorze das 16 cidades do Estado vivem instabilidade no fornecimento de energia desde 3 de novembro. Houve 1 incêndio em uma subestação de Macapá, administrada pela LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia), que danificou 2 dos 3 transformadores existentes, resultando em 1 apagão. O 3º transformador está em manutenção desde dezembro de 2019.

Fonte: UOL