O deputado federal e candidato a prefeito de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL-AM), foi alvo de uma acusação de “abandono de lar” em um divórcio litigioso movido por sua ex-mulher, Débora Lima Lopes, em 2013. O processo, que se arrastou por 10 anos, envolveu várias disputas relacionadas ao valor da pensão alimentícia para os dois filhos do casal.
Atualmente, Neto disputa o segundo turno das eleições municipais contra o atual prefeito, David Almeida (Avante). Recentemente, Débora divulgou um vídeo no qual afirma que nunca foi agredida pelo ex-marido e que ele “nunca abandonou a família” ou “deixou a família passar necessidade”. “Estou indignada como estou sendo exposta, meus filhos sendo expostos”, declarou.
O divórcio foi inicialmente solicitado por Débora com alegações de que, quatro meses antes do pedido, Alberto Neto havia abandonado o lar devido a brigas que poderiam ter culminado em agressões físicas. Em março de 2013, a ação litigiosa foi transformada em consensual, com um acordo que estabeleceu que Alberto pagaria 30% de seu vencimento bruto como pensão alimentícia.
Na época, Neto era major da Polícia Militar do Amazonas. Em 2019, ao assumir o cargo de deputado federal, os filhos solicitaram que o valor da pensão fosse descontado também de sua remuneração parlamentar, resultando em uma cobrança de R$ 33,2 mil por valores não pagos. A 7ª Vara de Família determinou que a Câmara dos Deputados realizasse o desconto.
Em julho de 2021, as partes chegaram a um acordo que incluía o pagamento da educação dos filhos e um repasse mensal de R$ 1,8 mil à ex-mulher. No entanto, os advogados de Débora contestaram o acordo, alegando que foi feito sem a supervisão da defesa.
Em janeiro de 2023, a juíza Cleonice Fernandes de Menezes Trigueiro extinguiu o processo após a ex-mulher de Neto abandonar a ação.
A assessoria de Alberto Neto divulgou uma nota negando as acusações.
“A assessoria do Capitão Alberto Neto informa que não procedem as informações de acusações de abandono de lar, brigas e agressões, supostamente feitas pela ex-companheira do Débora Lima Lopes.