TCE

 Rio de Janeiro, RJ – Na última terça-feira (2), um detento foi transferido para uma unidade de segurança máxima no Rio de Janeiro após a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretartia de Segurança Pública descobrirem que o detento gravava vídeos para a rede social de vídeos TikTok contando como era a rotina no presídio em que estava.

 

O detento, que não teve o nome divulgado, começou a postar os vídeos no TikTok no último 7 de outubro, e foi descoberto na última segunda-feira (1). No entanto, a utilização de aparelhos celulares por presos é proibida.

No TikTok, o interno tinha mais de 2,5 mil seguidores e seu conteúdo principal o dia a dia na prisão. Em uma das cenas postadas, ele mostrava o café da manhã, como funcionava a limpeza das celas, o jantar e até o registro de uma partida de futebol durante o banho de sol dos presos.

Além disso, ele também respondia perguntas feitas por seguidores. Em uma postagem, internautas perguntaram se os presidiários estavam recebendo visitas normais, como acontecia antes da pandemia. “Está normal”, escreveu na resposta. Outro seguidor comentou: “Canta lili pra todos”, em referência a palavra liberdade. “Todos mesmo. Amém”, respondeu ele.

A última publicação dele na rede social foi feita na segunda, quando ele foi descoberto. Nela, o presidiário mostra um misto quente sendo feito em uma sanduicheira improvisada. “Bom dia pra todos. Que Deus proteja nosso dia de todo mal”, escreveu o rapaz.

 

Em nota, o secretário de Administração Penitenciária, Fernando veloso, disse que a corregedoria do órgão foi acionada e pontuou:

“Já iniciamos um procedimento de apuração com a Corregedoria, que irá apurar a ocorrência com o máximo rigor que a lei permitir. É intolerável que os presos continuem tendo acesso ao mundo exterior. Vamos intensificar as ações de repressão e punir quando descobrirmos os envolvidos no ingresso desses materiais não permitidos na unidade”, disse o secretário.

(*) Com informações O Povo