Os detentos da Unidade Prisional de Tefé (UPT) iniciaram, na terça-feira (14/09), os primeiros serviços pelo programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O programa foi implantado na unidade prisional após a visita do secretário titular da pasta, coronel Vinícius Almeida, ao município e tem como objetivo promover a reintegração social dos custodiados por meio do trabalho digno.

 

Inicialmente 15 internos estão realizando os serviços de pintura, limpeza, manutenção e escavação de buracos para instalação de postes no 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM), que fica localizado na estrada do aeroporto de Tefé. A previsão é encerrar os trabalhos no local até o final deste mês.

 

Para participarem do programa, os reeducandos passaram por um extenso e criterioso processo de seleção por meio da equipe social da unidade, que envolve bom comportamento, dedicação, vontade de aprender e participação nos cursos de qualificação profissional.

 

O diretor da UPT, sargento Paulo Oney, disse que a expectativa é continuar inserindo os reeducandos em novas frentes de trabalho que sirvam para o processo de ressocialização deles e que beneficiem a sociedade. Para isso, a unidade está em busca de parcerias para viabilizar outros serviços extramuros.

 

“Nós nos reunimos com o prefeito de Tefé, Nicson Marreira, que demonstrou total interesse em utilizar a mão de obra carcerária em espaços públicos administrados pela Prefeitura. Serviços como os de pintura em Unidades Básicas de Saúde e hospitais, bem como tapa buracos e até construção de calçadas estão nos nossos planos futuros”, declarou.

 

FOTOS: Divulgação/Seap