TCE

Internos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2), localizado no km 8 da BR-174, deram início, nessa segunda-feira (9), à revitalização do Campo do Lidam (Liga Desportiva do bairro Amazonino Mendes), no Mutirão, na zona Norte de Manaus. Os trabalhos fazem parte do projeto de ressocialização ‘Trabalhando a Liberdade’, criado em janeiro de 2019 pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

No Campo do Lidam, 20 detentos executam diferentes serviços, como limpeza, pintura de muros, concretagem, reformas das arquibancadas, planagem e demarcação do campo. A obra tem previsão para ser entregue na próxima sexta-feira (13).

O secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, destacou a vantagem do trabalho extramuros para os internos. “Antes, eles não trabalhavam. É muito gratificante que nós possamos proporcionar a chance de capacitar essas pessoas para que elas possam ter uma profissão quando do seu retorno à sociedade”, afirmou.

A ação integra o programa ‘Muda Manaus’, do Governo do Estado do Amazonas, que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital e do Estado. Para o trabalho nas obras foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

Hoje, cerca de 1,1 mil internos do sistema prisional fazem parte do projeto de ressocialização. Conforme a Lei de Execuções Penais (LEP) prevê, com a atividade laborativa, o preso resgata parte da condenação, diminuindo seu tempo de duração. Para cada três dias trabalhados, o preso tem direito à diminuição de um dia na pena.

https://www.portalmarcossantos.com.br/2020/03/10/detentos-revitalizam-campo-do-lidam-no-mutirao/