TCE
 Mesmo contando com alguns serviços totalmente
digitais, muitos usuários do do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas
(Detran-AM) ainda têm dificuldades no ambiente on-line, principalmente para
realizar o licenciamento veicular anual e para fazer a impressão do documento
do veículo. Por conta disso, o órgão apresenta um passo a passo de como
realizar esses dois procedimentos simples de forma digital.
  O primeiro passo é acessar o site
digital.detran.am.gov.br e escolher a opção “Veículos”. Em seguida, deve clicar
no item “Licenciamento Anual”. Na próxima tela, basta informar o número do
Renavam ou do chassi do veículo, marcar a caixa “Não sou robô” e, em seguida,
selecionar “Pesquisar”.
  Feito isso, abre-se uma tela com várias
opções. Basta escolher licenciamento anual, depois clicar no botão “Gerar
protocolo” e, por fim, “Imprimir taxas e IPVA”.
  Depois de efetuado o pagamento, o usuário
espera dois dias úteis para imprimir o documento direto. Para isso, basta ele
retornar ao mesmo site usado para o licenciamento (digital.detran.am.gov.br).
Porém, para fazer a impressão, é necessário que o proprietário legal do veículo
faça um cadastro no site, caso não tenha. Esse passo a passo está disponível em
uma cartilha no site do Detran-AM (detran.am.gov.br).
  Já cadastrado, o usuário faz o login no
portal de serviços e vai na opção “Veículos associados”. Depois basta acessar
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Eletrônico e imprimir
o documento em qualquer impressora.
  Como está o atendimento? – Desde março, o
Detran-AM tem mantido um grupo de servidores em home office para atender às
demandas por telefone e por e-mail. São mais de 20 contatos à disposição que
podem ser obtidos direto no site do órgão (www.detran.am.gov.br).
  Em abril, o órgão atendeu 1.488 pessoas por
telefone e respondeu quase 400 e-mails. Além desse dois canais de comunicação,
o Detran-AM também criou um atendente virtual via Whatsapp (ChatBot), com
respostas para as principais dúvidas dos usuários. Ele ainda redireciona a
pessoa para um dos 20 contatos telefônicos e por e-mail disponibilizados pelo
órgão. O ChatBot funciona somente por mensagem através do telefone (92)
99471-4085. Em abril, esse serviço ajudou mais de 10 mil pessoas.
  Graças a esses serviços, em março e abril o
Detran-AM conseguiu fazer mais de 59 mil atendimentos, entre  emissões de taxas, emplacamentos, call
center, licenciamento, entre outros.
  Prazos
interrompidos –
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) interrompeu os
prazos de alguns serviços vencidos a partir de 19 de fevereiro de 2020. Com
isso, os usuários estão isentos de pagar multa caso sejam parados pela
fiscalização.
  Os serviços com prazos interrompidos são:
defesa de autuação, recurso de multa, defesa processual, recurso de suspensão
do direito de dirigir e de cassação da CNH, transferência de propriedade,
renovação da CNH e permissão para dirigir.
  O licenciamento de veículos novos ou
seminovos continua sendo realizado normalmente, porém somente por meio de
despachantes. Para eles foi criada uma dinâmica de envio dos documentos e de
recebimento de placas, respeitando as normas sanitárias para evitar o contágio
pelo novo coronavírus. Tanto que, em abril, foram realizados 2 mil novos
emplacamentos e transferências de propriedade de veículos seminovos.
  Para quem estava em processo para tirar a
primeira habilitação, o Contran ampliou para 18 meses o prazo de conclusão dos
exames teóricos e práticos. Isso vai permitir que a pessoa retire a CNH sem
nenhum prejuízo, tão logo as atividades voltem ao normal.
Fonte: Detran-AM
Foto: Divulgação