Essa data existe para comemorar a existência desse produto que alegra a vida de muita gente e também traz benefícios ao nosso bem-estar

No dia 07 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate, essa iguaria foi introduzida na Europa, ainda no século 15. Especialistas afirmam que o sujeito não é o vilão da saúde, sem excesso, ele também traz benefícios que contribui para a redução do estresse; melhora o humor; ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e atua com funções antioxidante e anti-inflamatória, podendo prevenir doenças bastante comuns, como diabetes e Alzheimer.

Na história há quem diga que foram os maias e os astecas os pioneiros no cultivo do cacau, principal matéria-prima do chocolate. Naquela época o uso do chocolate se tornou um símbolo de status para a aristocracia europeia, que esbanjava o produto como sinônimo de riqueza e poder. Somente com a Revolução Industrial ele se tornou popular, sendo um sucesso até os dias de hoje em todo o mundo.

De acordo com o nutricionista, Gabriel Oliveira, “O primeiro benefício que é válido lembrar é que o chocolate traz energia de imediato, mas não são todos que são recomendados fazer o consumo diário. O mais indicado é o chocolate meio amargo, que traz mais benefícios para o ser humano, pois diminui a fome, melhora a função do cérebro, ajuda na pressão arterial, aumenta a sensação de bem estar, melhora a saúde do coração e estimula o sistema nervoso central”, afirma o Gabriel.

Em pedaços, em lascas, granulado, derretido ou até mesmo em pó são feitas várias receitas e gostosuras como: brigadeiro, bolos, doces, sobremesas, drinks, bebidas geladas e quentes e muito mais. E pensando nestas variedades o Grupo Dedé fechou uma parceria com a empresa Wabaru, cujo proprietário, Jorge Neves, foi consultor de panificação do restaurante Terra & Mar e um convite foi feito pelo chef Dedé, para revender o chocolate em todas as suas unidades. A empresa é amazonense e já está há 4 anos no mercado, comercializando três linhas de chocolate: Mini barras, linha aves do Brasil (tabletes) e linha Coconut Milk.

Em todas as lojas do Grupo consegue encontrar uma grande variedade de receitas com o chocolate, para todos os gostos. Já no restaurante Terra & Mar, que tem o Cantinho Português com a parte de confeitaria, encontram-se os melhores pratos, doces e salgados que utilizam o chocolate como ingrediente destacável, tanto na culinária portuguesa como regional. Na parte de panificação pode também ser encontrado misturas variáveis nos pães, feitos de forma artesanal com azeite e fermentação natural, queijos, presunto, bolos diversos e demais delícias.

 

 

Fonte: F5 Comunicação

Foto: Divulgação