O Dia do Grafite é comemorado mundialmente em 27 de março. A data é uma homenagem a um dos principais precursores da arte urbana no Brasil, o artista plástico etíope, naturalizado brasileiro, Alex Vallauri, que faleceu em 27 de março de 1987. Alex espalhou seus grafites pela cidade de São Paulo e, mais tarde, em Nova York.


No próximo dia 27 de março de 2025, Manaus ira celebrar com muita arte o dia internacional do Graffiti, um evento cultural será realizado no Largo de São Sebastião, no centro da cidade, a partir das 16:00hs e terá exposição artística, Pocket show, feira de arte urbana e Live Paint com os (as) grafiteiros (as) Alie, Art, Biels, Broly, Cria, Curumiz, Erê, Glads, Lobão, Marieta, Mia, Oli, Sprok e Teonda que produzirão paineis artísticos durante o evento.
O Graffiti Day é organizado pelo coletivo Conexão Graffiti e tem a produção cultural de Avelino Borges, grafiteiro que assina ASTRO nas ruas da cidade, além das participações da Rapper Cida Ariporia, Taly Nayá (Audiovisual) e dos Dj’s Zulu DJMC Fino e Junior Xoque e tem o apoio da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Segundo o ASTRO “a proposta do evento é valorizar a arte urbana em Manaus, destacando a importância do Graffiti como expressão cultural e manifestação artística, além de fortalecer o cenário local, criando uma plataforma de diálogo entre os artistas e a sociedade através das atividades culturais”.
O Graffiti é uma manifestação social e cultural que carrega força, representatividade e a história da cultura Hip-hop, sendo uma linguagem visual que dialoga com a história e modifica o cotidiano. As atividades culturais são gratuitas e livre para todas as idades e tem como objetivo valorizar e desmistificar o Graffiti por meio de um espaço de troca de ideias e de aprendizagem coletiva, apresentando a arte do Graffiti e inspirando o despertar de novos talentos artísticos.