InícioMANAUSDo sonho à realidade: Prefeitura de Manaus entrega mais de 300 escolas...

Do sonho à realidade: Prefeitura de Manaus entrega mais de 300 escolas totalmente reformadas

Atingindo uma marca histórica, a Prefeitura de Manaus entregou 332 unidades de ensino totalmente revitalizadas nas zonas urbana, rural e ribeirinha em 1.000 dias da gestão David Almeida, com um investimento de R$ 150 milhões. Em 2021, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possuía 92 escolas com obras paralisadas, sendo algumas com mais de 30 anos sem receber nenhum tipo de manutenção ou reforma.

Além da reforma e revitalização das escolas municipais, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atua ainda, por exemplo, na potencialização da aprendizagem dos estudantes, por meio do programa “Educa+Manaus”; na valorização dos profissionais da educação e no incentivo do protagonismo juvenil, com a criação de mais de 290 Grêmios Estudantis nas escolas da capital, para reforçar a qualidade do ensino e elevar os indicadores educacionais.

Essas transformações na educação têm um valor emocional para pessoas que acompanharam anos de promessa, como é o caso da professora Luciele Freire, que leciona na escola municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro, no bairro Vila Prata, zona Oeste. A escola aguardava por uma revitalização havia mais de 20 anos e o sonho de ter uma unidade nova virou realidade no dia 10 de maio deste ano.

“A reforma dessa escola era um sonho para todos nós. Eu, que além de lecionar aqui, também fui aluna e minha mãe merendeira. Desejávamos muito que esse dia chegasse, mas parecia algo muito distante. Minha relação com este espaço é de muito amor. Nunca recebemos uma reforma tão bem-feita como essa”, disse emocionada Luciele.

Verdadeira transformação

Até as reformas, as unidades de ensino estavam em situação precária, com problemas na parte elétrica e telhados com vazamentos, alagando muitos prédios quando chovia. Com as obras, receberam luminárias, forro, cobertura, louças, revestimentos, coifa na cozinha, além de pintura geral, paisagismo, instalação de drenos e execução de abrigo de gás. Além disso, a maioria das unidades conta com Centro de Tecnologias Educacionais (CTE) e sala de recursos.

“Trabalhar a educação é prioridade e nós estamos investindo no novo padrão da prefeitura, com melhorias físicas, pedagógicas e de ensino, para que os nossos alunos possam ser os melhores do Brasil. Esse é o desafio que fiz à Semed e a sua equipe, pois sei da capacidade dos nossos educadores e estamos disponibilizando estruturas com a mesma qualidade ou até superior que muitas escolas particulares”, destacou o prefeito David Almeida.

A escola municipal Magnólia Frota, localizada no conjunto Renato Souza Pinto, no bairro Cidade Nova, zona Norte, foi a primeira unidade de ensino entregue na atual gestão. O local atende mais de mil crianças na educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais e finais. Antes da reforma, que iniciou do zero, a unidade funcionava como um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e atendia apenas crianças de 4 e 5 anos de idade.

Para a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, é importante destacar nesses 1.000 dias o compromisso em entregar para Manaus um ensino de qualidade, com professores valorizados e unidades de ensino com padrão de excelência.

“Cada inauguração e reinauguração são vitórias para todos nós. Nossos professores e alunos merecem um local digno para trabalhar e estudar. Eu nunca vou esquecer de onde eu vim. Eu sou professora e agora que estou como secretária, posso lutar e garantir o melhor para a educação municipal, que vai desde um salário digno aos trabalhadores da educação a um local com padrão de excelência. Essa é a nossa meta, que todas as nossas 500 escolas estejam todas nos mesmos níveis de infraestrutura”, ressaltou a secretária.

Duas creches entregues

Nesses 1.000 dias de gestão, a Prefeitura de Manaus já inaugurou duas das seis creches que estavam com as obras abandonadas. E, até o fim da gestão do prefeito David Almeida, outras quatro já estarão servindo às famílias que precisam deixar os filhos em um local seguro para trabalhar.

Uma delas foi a revitalização da creche municipal Eliana de Freitas, no Riacho Doce, zona Norte, em tempo recorde de 70 dias. A reforma geral da unidade iniciou em abril de 2021 e foi entregue em agosto do mesmo ano. Desde 2019, o local estava com as atividades suspensas aguardando uma reforma.

Com todas as entregas, cerca de 1.200 crianças, de 1 a 3 anos de idade, que estavam em casa, sem a oportunidade de aprender e conviver em grupo, serão atendidas nas creches da prefeitura.

 

Foto– Divulgação / Semcom


Artigos Relacionados

LEIA MAIS